Notícias Externas

Publicação reúne ensaios que analisam memórias da Segunda Guerra

Livro ‘Memórias da Segunda Guerra Mundial: Imagens, Testemunhos e Ficções’ foi organizado pelos professores da Faculdade de Letras da UFMG Elcio Cornelsen e Volker Jaeckel

.
. Reprodução

O ano de 2019 marca os 80 anos do início do conflito armado que deixou mais vítimas na história da humanidade. Estima-se que, pelo menos, 40 milhões de pessoas tenham sido mortas ao longo dos seis anos pelos quais se estendeu a Segunda Guerra Mundial. Alguns dados mostram que esse número pode ser ainda maior, chegando aos 72 milhões. Desses mortos, 62% eram civis. Por tudo isso, a Segunda Guerra deixou um legado de destruição, dores e traumas.

Relatos de pessoas que testemunharam os horrores dessa guerra e também textos ficcionais que representam essas vivências foram o ponto de partida para os ensaios que analisam essas memórias e que foram organizados pelos professores da Faculdade de Letras da UFMG Elcio Cornelsen e Volker Jaeckel em uma publicação lançada neste ano, pela Editora Jaguatirica.

No livro Memórias da Segunda Guerra Mundial: Imagens, Testemunhos e Ficções, algumas memórias do conflito são resgatadas, e figuram junto à repercussão dessas memórias no cinema a nas artes plásticas. A publicação é um dos resultados da 2ª Jornada do Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG (Negue), que foi realizada em 2015, em Belo Horizonte, para comemorar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

O professor Elcio Cornelsen, integrante do Negue e um dos organizadores do livro, falou sobre a publicação em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 11.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

O livro pode ser encontrado no site da Editora Jaguatirica. Os trabalhos do Negue podem ser acompanhados na página do núcleo de estudos.

Produção de Jaiane Souza, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória