Institucional

Quarto episódio de 'Mulheres cientistas' retrata a trajetória de Adla Betsaida

Pesquisadora da FaE promove ações para favorecer o acesso das meninas à ciência

A ciência e a igualdade de gênero são pilares para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável visando à solução de problemas globais. No entanto, as mulheres representam menos de 30% dos pesquisadores no mundo. 

Comprometida em promover o acesso, em especial das meninas, no ambiente científico e nos diferentes níveis dos sistemas escolares, a pesquisadora da Faculdade de Educação, Adla Betsaida tem desenvolvido ações educativas para promover a igualdade de gênero.   

A professora do Departamento de Métodos de Ensino e Pesquisa foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) por ter desenvolvido, no âmbito do INCT-Dengue, um projeto de reeducação de comunidades escolares. A pesquisa parte da hipótese de que o controle e combate ao vírus  da dengue, presente em mais de 100 países, estão condicionados às mudanças de percepções sobre os papéis de homens e mulheres nos ambientes domésticos e públicos.

Lançada em outubro, a série da TV UFMG tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre as questões, dilemas e desafios enfrentados por mulheres que fazem pesquisa no Brasil. Os episódios anteriores abordaram as trajetórias das pesquisadoras Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação, Aline Miranda, do ICB, e Raquel Minardi, do DCC.