Arte e Cultura

Questão camponesa inspira documentários que serão exibidos na fachada digital do Espaço do Conhecimento

Ameaçados foi premiado em quatro festivais
Ameaçados foi premiado em quatro festivais Divulgação / Osmose Filmes

Os curtas-metragens Ameaçados e Do corpo da terra, que abordam temas da realidade camponesa, entram em cartaz na fachada digital do Espaço do Conhecimento nesta quinta-feira, 3, às 20h30.

Os dois curtas, produzidos pela Osmose Filmes, compõem a programação da chamada Ativismos contemporâneos, lançada em julho deste ano com o objetivo de exibir produções audiovisuais que abordem de forma crítica temas de interesse social. Eles voltam a ser exibidos nos dias 4, 5, 10, 11 e 12 de novembro.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

Os filmes

Nos confins do Brasil, justiça e lei ainda estão associadas a sobrenomes importantes, e a busca por um pedaço de terra é questão de vida e morte. O estado do Pará é cenário do documentário Ameaçados, que relata a vida de pequenos agricultores que tentam manter seu espaço de plantio e sobrevivência. A obra foi premiada em quatro festivais em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Com temática semelhante, Do corpo da terra [imagem abaixo] retrata a trajetória de um grupo de mulheres que busca se relacionar de formas diferentes com a terra, com seus corpos e sua comunidade. O curta revela como visões alternativas sobre saúde e medicina são apropriadas por camponesas do Movimento dos Sem-Terra do Rio de Janeiro.