Extensão

Rádio Terceiro Andar apresenta segunda temporada da série sobre projetos de extensão

Produção, em formato de podcast, traz novos episódios a cada semana

Projeto 'Flores do morro' incentiva o protagonismo de mulheres do Morro das Pedras, na zona Oeste de Belo Horizonte Arquivo Flores do Morro

O projeto de extensão Rádio Terceiro Andar, da Faculdade de Ciências Humanas (Fafich), lançou a sua 10ª temporada — e, com ela, a segunda série Pílulas de extensão, que apresenta atividades de extensão desenvolvidas pela UFMG.

Sob coordenação do professor Phellipy Jácome, do Departamento de Comunicação Social da Fafich, os programas são produzidos por estudantes do curso de Jornalismo.

Com o objetivo de potencializar a visibilidade dos projetos extensionistas realizados nas mais diferentes áreas e promover reflexões e debates de interesse da comunidade interna e externa da Universidade, as pílulas, no formato de podcasts, trazem semanalmente novos conteúdos.

O material produzido está disponível no site da Rádio Terceiro Andar. Os programas também podem ser acessados nas plataformas Spotify, Anchor, Castbox, Pocket Casts, Apple Podcast e Google Podcasts.

Flores do morro
Neste mês, o episódio de estreia contou com a participação do projeto Flores do morro, responsável pela promoção de oficinas de dança, teatro, estamparia e costura para mulheres que residem na comunidade Vila São Jorge, no Morro das Pedras, região Oeste de Belo Horizonte.

No programa, o coordenador Glaucinei Rodrigues Corrêa, do Departamento de Design e Arquitetura da UFMG, falou da troca de experiências entre os acadêmicos e as participantes do projeto.

Mulheres no esporte
No segundo episódio da série, foi abordado o projeto Revista Marta, vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UFMG e coordenado pelo grupo de estudos Coletivo Marta.

Foram apresentadas ações para estimular a produção de conteúdos jornalísticos engajados, amplificar vozes de mulheres que fazem parte do universo do esporte feminino e dar visibilidade a uma diversidade maior de modalidades esportivas. O programa entrevistou as professoras Ana Carolina Vimieiro, coordenadora da revista, e Paola Laredo.

A rádio
O projeto, criado em março de 2017, abre espaço para a discussão de questões relevantes do cotidiano e da realidade universitária. O nome da rádio é referência ao pavimento da Fafich onde o estúdio de produção das atividades presenciais está localizado.

Coordenado pela professora Sônia Pessoa, do Departamento de Comunicação Social, o projeto congrega estudantes de graduação matriculados nas disciplinas Rádio e mídias digitais e Estudos de radiojornalismo. Também participam estudantes do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social e docentes.

Com Assessoria de Comunicação da Proex