Coberturas especiais

Rádio UFMG Educativa celebra os 50 anos do 'hip hop'

Programação especial da emissora reúne artistas do movimento

Breno Rodrigues comandará o Expresso 104,5 em homenagem ao hip hop nesta sexta
Breno Rodrigues comandará o 'Expresso 104,5' dedicado ao hip hopFoto: Ruleandson do Carmo | UFMG

Há exatos 50 anos, no dia 11 de agosto de 1973, o hip hop surgia em uma festa no Bronx, em Nova York. Para celebrar a data, a Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), mídia do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), preparou programação especial com entrevistas, mesa-redonda e reportagem sobre o movimento, contando com a participação de artistas das cenas regional e nacional neste fim de semana.

Nesta sexta, o programa Universo literário, que vai ao ar das 8h às 10h, apresenta entrevista com a rapper, poeta e produtora MC Martina, idealizadora do Slam Laje, primeira batalha de poesia falada do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, também autora do livro Nunca foi sorte, sempre foi poesia.

Mc Martina participa do 'Universo Literário'
MC Martina participa do 'Universo Literário' Foto: Stella Ribeiro

No programa Conexões, transmitido ao vivo das 10h às 12h, a entrevistada será a ativista da cultura hip hop Larissa Amorim, doutora em psicologia pela UFMG e autora do livro Periferias do gênero, que discute o protagonismo das mulheres negras no movimento. Ela também vai falar sobre a atuação no Negras Ativas, primeiro grupo de rap da Região Metropolitana de Belo Horizonte formado exclusivamente por mulheres, do qual foi integrante.

Ainda no Conexões, será veiculada reportagem especial sobre a presença de artistas do hip hop que integram minorias sociais – grupos que têm direitos sociais negados e constantemente são vítimas de preconceitos e discriminações. Foram ouvidos a artista Negra Li, a indígena MC Anarandá, o homem trans Lucas Rodrigues, fundador da plataforma de cultura Vandalize, que reúne pessoas jovens negras LGBT+ e periféricas; a grafiteira Nenesurreal, mulher preta de 57 anos de idade, e o dançarino e artista de rua indígena Aydel Kariú Popping. Durante o fim de semana, nos dias 12 e 13 de agosto, os quatro retornam à programação especial para falar de suas trajetórias e eleger as músicas mais representativas do hip hop, que serão tocadas na UFMG Educativa. 

Mixagem ao vivo

Guilherme Amintas, o DJ Guimyts, diretor musical da UFMG Educativa
Guilherme Amintas (DJ Guimyts), diretor musical da 104,5 FMFoto: Breno Rodrigues | UFMG

Na tarde de sexta-feira, o programa Expresso 104,5, transmitido ao vivo das 14h às 17h, reunirá nomes importantes da cena mineira do hip hop para uma roda de conversa no estúdio da UFMG Educativa: Shirley Santos, uma das primeiras b-girls do grupo de dança de rua Spin Force Crew, de 1992 a 1999, e atual integrante do grupo BHBoogie, o dançarino e grafiteiro Reinaldo Ribeiro (Rey), do Spin Force Crew, que atualmente ministra oficinas de grafite e breaking, Evandro MC, um dos participantes do primeiro disco de rap mineiro, Fábrica de ritmos (1992), também idealizador do projeto O som das quadras, que celebra os bailes das quadras e danceterias dos anos 1980 e 1990, e o diretor musical da Rádio UFMG Educativa, Guilherme Amintas (DJ Guimyts), idealizador, produtor e apresentador do programa Junto e mixado

Para encerrar o dia, o programa Hora rap terá nova edição especial com duração de duas horas, começando mais cedo, a partir das 17h. Tudo mixado ao vivo com discos de vinil pelos DJ's Clebin Quirino, Guimyts e o convidado de honra, o DJ A Coisa, um dos expoentes do movimento hip hop em Belo Horizonte. 

A programação especial dos 50 anos do hip hop na Rádio UFMG Educativa também pode ser acompanhada ao vivo pelo Portal UFMG