Coberturas especiais

Rádio UFMG Educativa comemora aniversário com estreias na programação

Novidades abrangem atrações próprias e conteúdos produzidos por projetos parceiros

No dia 6 de setembro, emissora completa 18 anos no ar
No dia 6 de setembro, emissora completa 18 anos no ar Foto: Breno Rodrigues/Rádio UFMG Educativa

A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), mídia do Centro de Comunicação da UFMG em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), completa 18 anos no ar no próximo dia 6 de setembro. Para marcar a data, a emissora lança novas temporadas de vários programas, além de estreias na programação.

Na segunda-feira, 4, às 11h, entra no ar a quinta temporada do programa Aqui tem ciência, pílula radiofônica sobre pesquisas realizadas na UFMG. A produção também é veiculada nas plataformas de podcast.

Ainda na segunda-feira, às 16h15, começa a nova temporada do Enchendo a linguística, veiculado por meio de parceria com o Projeto Redigir, da Faculdade de Letras. O programa reúne curiosidades sobre a língua portuguesa falada e escrita, em abordagem descontraída, bem-humorada e simples.

Na terça-feira, 5, às 16h15, terá início a 13ª temporada de produções da Rádio Terceiro Andar, projeto desenvolvido por estudantes do Departamento de Comunicação Social da UFMG no Laboratório de Experimentações Sonoras da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), sob coordenação dos professores Phellipy Jácome e Sônia Pessoa. Nesta temporada, os temas dos episódios foram escolhidos com base nos afetos dos alunos, e o resultado foi uma incursão em experimentações nos universos cultural, político, social, esportivo, entre outros.

Na quarta-feira, 6, às 16h15, o Teatro no ar, projeto de extensão do Teatro Universitário da UFMG em parceria com a UFMG Educativa, dará início à veiculação de episódios inéditos sobre o radioteatro e o audiodrama.

Estreias
Setembro também será marcado pela estreia do Drink da tarde, sempre às quintas-feiras, às 18h. Apresentado por Clarice Oliveira, o programa intercala gêneros musicais variados, como pop, indie, reggaeton e pop rock com notícias sobre o mundo do entretenimento, relacionadas a séries, filmes, TV, música, artistas, shows, entre outras variedades.

A programação da Rádio UFMG Educativa também terá novidades no fim de semana. Nas manhãs de sábado e domingo, Cláudio Zazá volta a apresentar o Manhã musical a partir do dia 9 de setembro. Em outubro, os ouvintes passam também a ter companhia, nas noites de sábado, de Breno Rodrigues na faixa das 22h às 24h.

Outras novidades serão anunciadas em breve, como uma nova temporada do Memofônica, apresentado por Terêncio de Oliveira, que traz memórias musicais ano a ano, além de um programa inédito na faixa das 18h, às segundas-feiras, com estreia prevista em novembro, conduzido pela jornalista Alessandra Dantas.