Institucional

Rádio UFMG Educativa vence etapa Minas Gerais do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Ganhadores foram anunciados em cerimônia on-line realizada na noite desta quinta-feira

A jornalista Maíra Lemos foi a apresentadora da etapa MG da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo
A jornalista Maíra Lemos foi a apresentadora da etapa MG da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo Youtube Sebrae Minas

A Rádio UFMG Educativa ficou em primeiro lugar na categoria áudio na etapa Minas Gerais da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O anúncio dos vencedores foi feito em cerimônia on-line transmitida pelo canal do Sebrae no Youtube na noite desta quinta-feira. É a quarta vez que a emissora conquista esse prêmio.

A produção premiada foi o episódio 57 do programa de rádio e podcast Outra estação, veiculado em junho de 2020. Intitulado Coronavírus pode levar ao fechamento dos pequenos negócios, o episódio tratou das dificuldades enfrentadas por micro e pequenos empreendedores para ter acesso a políticas públicas durante o período da pandemia. A reportagem ouviu empresários,  especialistas e entidades ligadas ao setor empresarial. O programa foi produzido por Breno Benevides (estagiário), Camila Meira (estagiário) e Paula Alkmim (editora) e teve trabalhos técnicos de Breno Rodrigues.

O segundo lugar na categoria áudio ficou com a Rádio Itatiaia com a série de reportagens Meu negócio em tempos de coronavírus.  Também foram premiados trabalhos nas categorias texto, vídeo e fotojornalismo. Os vencedores da etapa estadual disputarão a etapa nacional em janeiro de 2022.

Outras premiações
A Rádio UFMG Educativa já havia ficado em primeiro lugar neste prêmio nas últimas três edições. Na sétima, realizada em 2015, a produção premiada foi a série de reportagens Negócios sociais. Em 2014, o reconhecimento foi para a série Donas do próprio destino - negras empreendedoras e, em 2013, para a série Empreender Brasil - o sonho começa aqui. As três produções foram assinadas por Arthur Bugre e Paula Alkmim e contaram com trabalhos técnicos de Paulo César Ribas (2015) e Gilberto Corrêa (2014 e 2013).

Parte da equipe da Rádio UFMG Educativa recebe o prêmio dos dirigentes da CDL-BH | Foto: Alessandro Carvalho CDL-BH
Parte da equipe da Rádio UFMG Educativa recebe o prêmio dos dirigentes da CDL-BH | Foto: Alessandro Carvalho CDL-BH

Recentemente, a Rádio UFMG Educativa também conquistou o segundo lugar no Prêmio CDL/BH de Jornalismo com o episódio Como reerguer a economia de Minas, do programa Outra estação, veiculado em setembro de 2020.

Gerenciada pelo Centro de Comunicação (Cedecom UFMG), a emissora está no ar há 16 anos e já recebeu mais de 50 premiações nacionais e internacionais. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pelo site da emissora. Todos os episódios do programa Outra estação também podem ser ouvidos em aplicativos de podcast, como o Spotify