Notícias Externas

Destaques da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes na programação da UFMG Educativa

Programação e discussões do maior evento do cinema contemporâneo brasileiro, realizado de 21 a 29 de janeiro, são destaque na programação da emissora

Nesta edição, a Mostra homenageou o cineasta Adirley Queirós, com sua obra de características emblemáticas do cinema contemporâneo
Nesta edição, a Mostra homenageou o cineasta Adirley Queirós, por obra de características emblemáticas do cinema contemporâneo Divulgação/Léo Mara

De 21 a 29 de janeiro, a Rádio UFMG Educativa acompanhou a 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Planejada para o formato presencial, a Mostra migrou todas suas atividades para o virtual, devido ao aumento de casos da covid-19 e a onda de gripe que tomou conta das cidades brasileiras. Considerada o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo, a Mostra de Tiradentes tem uma programação completamente gratuita, incluindo atividades de formação, reflexão, exibição e mais de 10 mostras. 

Mantendo a tradição do evento, que em cada edição homenageia um cineasta, Adirley Queirós ganhou uma linha curatorial inteiramente dedicada a seu trabalho, expondo suas contribuições para o cinema brasileiro na última década. Além disso, todo o evento segue a temática Cinema em Transição, que investiga o presente e o futuro do cinema brasileiro em três dimensões: econômica, técnica e estética. No programa Noite Ilustrada de quarta-feira, 19, a coordenadora-geral da Mostra, Raquel Hallak, deu mais detalhes sobre a programação e temáticas da 25ª edição da Mostra de Tiradentes.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas


Destaques da programação

Na segunda-feira, 24, foi realizado o primeiro debate internacional, com o tema Estratégias de Festivais Internacionais e a Visão de Programadores Sobre o Cinema Brasileiro, que convidou profissionais internacionais do audiovisual para relatar experiências e compartilhar olhares sobre o cinema brasileiro, além de levantar estratégias de seleção, programação e intercâmbio de festivais internacionais.

Ouça a cobertura por Enaile Almeida


O tema do debate da terça-feira, 25, foi Poéticas de um Cinema em Transição e discutiu as cine-escrituras poéticas que se definem e redefinem frente aos desafios enfrentados num cinema brasileiro contemporâneo de intensas e constantes transições.

Ouça a cobertura por Laura Portugal


No Encontro com os Filmes da quarta-feira, 26, a Mostra apresentou um encontro com os criadores do documentário Manguebit, dirigido por Jura Capela, que trabalha o movimento musical e estético de mesmo nome que nasceu em Pernambuco nos anos 90. O filme faz parte da Mostra Olhos Livres da 25ª Mostra de Cinema Tiradentes. 

Ouça a cobertura por Carlos Ortega


A programação de curtas, distribuídos entre as 11 mostras que compõem o evento, foi tema de sessões de rodas de conversa sobre os filmes, com a presença dos idealizadores. Na quinta-feira, 27, a cobertura destacou os principais tópicos discutidos pelos diretores durante cada bate-papo.

Ouça a cobertura por Nicolle Teixeira


Para encerrar a cobertura da Mostra de Cinema Tiradentes, na sexta-feira, 28, a repórter Flora Quaresma conversou com uma das curadoras da Mostra, Lila Foster, responsável pela seleção dos longas. Durante a conversa, realizada ao vivo diretamente da Casa Mostra, em Belo Horizonte, a entrevistada explicou como a temática Cinema em Transição foi traduzida na seleção das produções e como os filmes refletem o tempo atual, inclusive o contexto de pandemia.

Ouça a conversa ao vivo com Flora Quaresma


O filme mineiro Sessão Bruta, de direção coletiva assinada por As Talavistas e ela.LTDA, foi vencedor do prêmio de melhor longa-metragem na mostra Aurora, da Mostra. Explorando linguagens híbridas, As Talavistas é composto pelas artistas travestis Marli Ferreira, Pink Molotov, Darlene Valentim e a pessoa não-binária Richard Willian, e trabalha com o objetivo de ampliar as possibilidades de existência e performance social do corpo preto.

O longa Sessão Bruta tem como tema principal a corporalidade, trabalhando a desestigmatização, reconstrução e ampliação de figuras negras e LGBTQIA+. O programa Expresso 104,5 de quarta-feira, 2 de fevereiro, recebeu uma das diretoras criativas do As Talavistas, Pink Molotov, para falar sobre o coletivo e o filme premiado.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto


Os  debates e rodas de conversa da 25ª Mostra de Cinema Tiradentes seguem disponíveis no site do evento.