Ranking saudita põe a UFMG entre as quatro melhores universidades do Brasil

Prédio da Reitoria, campus Pampulha
Prédio da Reitoria, campus Pampulha Foto: Foca Lisboa / UFMG

Avaliação divulgada pelo Center for World University Rankings (CWUR), da Arábia Saudita, aponta a UFMG como a quarta universidade mais bem posicionada entre as brasileiras, com base em indicadores como publicações, patentes e empregabilidade de egressos. As três primeiras colocadas são a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Campinas.

Na classificação mundial, que reúne as mil melhores instituições entre 25 mil universidades de todo o mundo, o CWUR mostra a UFMG na 519ª posição – sete acima da colocação alcançada na edição de 2015 do mesmo ranking. Em alguns indicadores, no entanto, a UFMG se posiciona bem à frente, tendo galgado faixas superiores, como naqueles que se referem ao número de patentes (215ª posição) e a publicações (417ª).

Embora com algumas especificidades, o conjunto de indicadores utilizados pelo CWUR é similar a critérios adotados por outras avaliações mundiais de universidades, como qualidade do ensino, formação dos alunos, prestígio dos docentes e relevância na pesquisa.