Relatos de experiências em educação a distância são reunidos em e-book

Obra utiliza recursos de softwares livres

Relatos das diversas experiências do grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras, sobre possibilidades de democratização do conhecimento em educação a distância compõem o conteúdo do livro Sementes de educação aberta e cultura livre, lançado neste mês e disponibilizado gratuitamente em formato e-book.

As reflexões que relacionam cultura livre, ensino e semiótica são descritas pela professora e diretora geral do grupo, Ana Cristina Fricke Matte, que defendeu a produção integral da obra com uso de softwares livres. “Foi uma questão de honra utilizar as licenças Creative Commons By-Sa, que possibilitam a qualquer pessoa, sem precisar de autorização do autor, utilizar o conteúdo, replicar e remixar, desde que mantida a licença e citada a autoria”, afirma Ana Cristina.

O título é o primeiro da coleção Texto Livre Pensemeando o Mundo
Título é o primeiro da coleção Texto Livre 'Pensemeando' o Mundo Divulgação

Para o lançamento, a autora escolheu a última edição do congresso online Evidosol, hospedado no ambiente virtual do grupo Texto Livre, onde estão disponíveis para acesso e transcrição de trechos selecionados.

No prefácio, o educador João Wanderley Geraldi, pesquisador em ensino de língua portuguesa e análise do discurso, esclarece que as reflexões do livro passam pela valorização do professor na educação a distância e a experiência da realização das edições do Universidade, EaD e Software Livre.

Sementes de educação aberta e cultura livre, publicado pela Pedro e João Editores, é o primeiro da coleção Texto Livre Pensemeando o Mundo.

A autora
Há 14 anos, Ana Cristina Fricke Matte é professora da UFMG, onde se dedica à pesquisa e docência na Faculdade de Letras. Doutora e mestre em semiótica e linguística geral pela Universidade de São Paulo, é idealizadora dos congressos Universidade EaD e Software Livre (UEADSL), do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (Evidosol) e do Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (Ciltec).

Com Assessoria de Comunicação do Caed