Notícias Externas

Reportagem multimídia explora o baixo centro de Belo Horizonte

"Conexão Central: Cultura Marginal no Baixo Centro" aborda as dinâmicas do território, invisibilidade da região e cultura

Reportagem aborda as dinâmicas do território e invisibilidade da região, e destaca a cultura negra, periférica e LGBTQIA+ promovida em espaços da região.
Reportagem aborda as dinâmicas do território e invisibilidade da região, e destaca a cultura negra, periférica e LGBTQIA+ promovida em espaços da região. Foto: Divulgação

O baixo centro de Belo Horizonte é um território carregado de estigmas sociais. Associado às pessoas em situação de rua, ao que é considerado marginal e invisibilizado, essa região de Belo Horizonte é palco de uma cena cultural efervescente. Espaços e movimentos culturais como o Duelo de MC’s,  o Teatro Espanca e o Centro de Referência da Juventude estão situados na região entre a praça da Estação e o Viaduto Santa Tereza e são atores importantes na cultura da cidade. 
A reportagem multimídia Conexão Central: Cultura Marginal no Baixo Centro aborda as dinâmicas do território e invisibilidade da região, e destaca a cultura negra, periférica e LGBTQIA+ promovida nesses espaços. Por meio de texto, vídeo e áudio, o trabalho narra a trajetória desses movimentos até a realidade pandêmica que os impacta atualmente.
A reportagem foi desenvolvida pelas jornalistas Ayrá Sol Soares, Eduarda Gonçalves e Breno Rodrigues, técnico da Rádio UFMG Educativa.
Para saber mais sobre Conexão Central: Cultura Marginal no Baixo Centro, o programa Expresso 104,5 recebeu a jornalista Ayrá Sol Soares.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A reportagem está disponível no site do projeto.

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória