Institucional

Restaurante Setorial II moderniza área de produção de refeições

Área de produção recebeu panelões e outros equipamentos para a preparação das refeições
Área de produção recebeu panelões e outros equipamentos para a preparação das refeições Foca Lisboa / UFMG

Revestimentos nas paredes e piso renovados, substituição de caldeiras por geradores a vapor, nova iluminação, compra de equipamentos para preparação de alimentos, como fritadeiras, frigideiras e panelões. Essas são algumas das novidades da área de produção do Restaurante Setorial II, campus Pampulha, que opera desde o início do mês passado.

Desde que foi fundado em 1979, essa é a primeira grande reforma do Setorial II após a construção do segundo andar (salão Ocre), na década de 1990. As obras foram realizadas entre janeiro e março. “A modernização não tinha o objetivo inicial de aumentar a produção. No entanto, a troca dos equipamentos otimizou a rotina de trabalho, o que implica ganhos de eficiência”, afirma o gerente do Setorial II, Marco Antônio Schaefer.

Entre as mudanças, uma das mais significativas é a substituição das caldeiras a vapor, responsáveis pela geração de energia para o funcionamento das panelas, por geradores a vapor, mais modernos, seguros e menos poluentes. As caldeiras antigas eram alimentadas por um óleo de refugo da indústria (BPF), derivado do petróleo. As novas máquinas produtoras de vapor, por sua vez, são movidas pela queima do gás de cozinha comum (GLP).

Novas caldeiras são mais seguras e poluem menos
Novas caldeiras são mais seguras e poluem menos Foca Lisboa / UFMG

A área de produção do RU, administrado pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), também recebeu frigideiras, fritadeiras, panelões, palets e armários para os vestiários dos funcionários. A iluminação tornou-se mais eficiente, e foram trocados piso, canaletas, grelhas, revestimento e a rede elétrica, que conta agora com proteção contra choques elétricos. A rede hidráulica também foi revitalizada, e o ambiente ganhou nova pintura.

Além disso, todos os equipamentos que hoje funcionam na área de produção revitalizada poderão operar com gás natural assim que a rede canalizada estiver disponível no campus Pampulha.

Com Assessoria de Comunicação da Fump