Pesquisa e Inovação

Revista Aletria tem chamadas de trabalhos abertas para as três próximas edições

Publicação da pós-graduação em Estudos Literários reunirá artigos sobre literatura inglesa, cultura negra e teatro

Capa do último número da revista, em 2017
Capa do último número da revista, publicado em 2017
Reprodução

Aletria: Revista de estudos de literatura, periódico quadrimestral editado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Fale, está com chamadas abertas para a submissão de trabalhos para as três próximas edições. Poderão ser encaminhados ensaios sobre estudos literários e culturais, resenhas e recensões críticas de obras literárias e científicas na área de literatura e teoria literária publicadas no ano corrente ou anterior. A revista também aceita trabalhos de tema livre (dentro de seu foco e escopo) em fluxo contínuo, na seção Varia.

Com o tema A literatura inglesa na idade moderna, o primeiro número de 2018 reunirá ensaios que identifiquem e analisem as múltiplas formas de evidência do envolvimento literário com questões transformadoras, eventos e eixos dentro e fora das Ilhas Britânicas. As submissões devem ser feitas até 30 de abril.

O número seguinte, que abrigará trabalhos sob o tema A cultura negra na literatura e nas artes, tem o objetivo de suscitar discussões sobre os lugares de representação e enunciação da cultura negra no âmbito da literatura e das artes. A intenção é mapear e discutir os trabalhos artísticos e teóricos estruturados com base em temáticas relacionadas às identidades, memórias e história da diáspora negra nas Américas. O prazo para submissão termina em 31 de maio.

Por fim, a chamada da primeira edição de 2019 tem como tema Da palavra à cena – itinerários do teatro no Ocidente. A edição reunirá artigos com contribuições críticas para os estudos teatrais. O prazo de submissão termina em 30 de setembro.

As informações e as regras para a inscrição de trabalhos devem ser consultadas no site da revista.

Com Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG