Pesquisa e Inovação

Revista (Des)Troços seleciona trabalhos para celebrar 30 anos de projeto de Giorgio Agamben

E está publicado o volume 8 do periódico, que toma como referência 'Deleuze, Guattari e outrxs esquizos'; editores também recebem, em fluxo contínuo, contribuições vinculadas ao pensamento radical

Giorgio Agamben:
Giorgio Agamben: além da política, a linguagem, a teologia e o direitoFoto: boitempoeditorial.com.br | divulgação

Estão abertas as submissões para a próxima edição da Revista (Des)Troços, da Faculdade de Direito da UFMG. A nova edição conterá o dossiê Política, Direito, Teologia e Linguagem: homenagem aos 30 anos do projeto Homo Sacer, de Giorgio Agamben.

Como explica o texto que divulga a abertura, em 2025 chegará aos 30 anos a publicação da "(des)obra" O poder soberano e a vida nua (Homo Sacer, I), de Giorgio Agamben, que inaugurou uma série de ousadas investigações arqueológicas sobre a política ocidental, traduzidas em série de nove livros. Segundo os editores da (Des)Troços, apesar da intensa aparição da dimensão política do projeto Homo Sacer (1995–2014), há outros eixos considerados indispensáveis no percurso: a linguagem, a teologia e o direito. "Esse entrecruzamento de saberes propiciou que o filósofo se deparasse com diversas estruturas originárias que governam as nossas práticas individuais e coletivas até hoje: vida nua e poder soberano, potestas e auctoritas, reino e governo, humano e animal etc.", escrevem.  

O dossiê, continuam os editores, imbuído do “‘espírito’ profanador” de Giorgio Agamben frente às pesquisas acadêmicas, tem o objetivo de integrar "contribuições inclassificáveis" sobre a política, a linguagem, a teologia e o direito que, tradicionalmente, “não seriam aceitas pelas sabatinas empíricas e as metodologias ‘corretas’ das instituições de ensino superior". Outro intuito é publicar textos que dialoguem criticamente com o projeto Homo Sacer, após os 30 anos do seu lançamento. A proposta, em suma, é “reunir troços inéditos e originais que foram influenciados pelo estilo agambeniano de fazer e escrever a filosofia, assim como de reavaliar as narrativas tradicionais – e as fontes – das áreas mencionadas”.

Saiba mais sobre a edição comemorativa.

No ar
Está publicado o oitavo volume da (Des)Troços, revista que é fruto do trabalho do grupo de pesquisa O Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo, da Faculdade de Direito da UFMG. Com o dossiê temático Diferença, antagonismos e imanência: Deleuze, Guattari e outrxs esquizos, o volume tem 15 artigos, uma tradução e duas resenhas.

Para além do novo dossiê sobre Agamben, a revista recebe, em fluxo contínuo, trabalhos de caráter geral, em formatos diversos, que se vinculem ao pensamento radical e à linha editorial do periódico, descrita na página da (Des)Troços.

Outras informações podem ser obtidas no site da revista.