Arte e Cultura

Revista do Centro de Estudos Portugueses terá edição dedicada a Sophia Breyner Andresen

Escritora, que completaria 100 anos em 2018, foi agraciada com o Prêmio Camões em 1999

“Quando eu morrer voltarei para buscar/ os instantes que não vivi junto ao mar”
“Quando eu morrer voltarei para buscar/ os instantes que não vivi junto ao mar” (estrofes de poema de Sophia Mello Breyner Andresen)Bottelho/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0

Estão abertas, até 30 de agosto, as inscrições para submissões de artigos para compor a próxima edição da Revista do Centro de Estudos Portugueses (Cesp), da Faculdade de Letras. Em comemoração aos 100 anos de Sophia Mello Breyner Andresen, o dossiê temático focalizará a obra dessa importante escritora portuguesa, autora de livros de poesia, contos, literatura infantil, teatro, ensaio e traduções.

Com previsão de publicação em setembro deste ano, o dossiê reunirá artigos, resenhas, traduções e entrevistas que tenham como foco a reflexão sobre a literatura e a cultura portuguesas e, mais especificamente, textos que tenham por corpus a produção de Sophia Andresen e/ou a coloque em relação com seus contemporâneos e extemporâneos. As informações para submissão de trabalhos estão disponíveis no site da Revista.

A homenageada
Sophia é uma das vozes literárias mais importantes do século 20 português e influenciou autores como Jorge de Sena, Herberto Helder e Adília Lopes e os brasileiros Murilo Mendes, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o Prêmio Camões, em 1999. Sua poesia foi recentemente reabilitada para os leitores brasileiros, em um volume organizado pelo também poeta Eucanaã Ferraz.

Revista do Centro de Estudos Portugueses
Criada em 1979, é o mais antigo periódico em circulação na Fale, estando vinculada desde sua origem ao Centro de Estudos Portugueses. Publicação semestral, com avaliação de pares, tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de literatura portuguesa. É um dos poucos periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica sobre a literatura portuguesa.

Com Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG