Pesquisa e Inovação

Revista reúne análises das mudanças na política e na sociedade brasileiras

Quarta edição da publicação traz ainda entrevista com o acadêmico português Boaventura de Sousa Santos e tradução inédita de texto de Karl Marx

Publicação analisa mudanças na política brasileira
Publicação analisa mudanças na política brasileira Reprodução

Análises das intensas mudanças pelas quais tem passado a política e a sociedade brasileiras compõem a mais nova edição da revista Revice, publicação organizada por alunos do curso de ciências do estado da UFMG e da Fundação João Pinheiro. A revista reúne textos de alunos de graduação e pós-graduação do Brasil e também de Portugal.

A quarta edição da Revice traz dossiê intitulado Democracia e (Des)Governo: análises do Brasil contemporâneo, entrevista com o acadêmico Boaventura de Sousa Santos e tradução inédita do texto Consequências políticas da empolgação comercial, de Karl Marx.

“Tendo em vista tudo o que tem ocorrido desde 2013, com as movimentações populares de rua, nós não poderíamos nos furtar a esta discussão: sobre que Brasil nós queremos e para onde estamos indo, com nosso sistema de governo. Por isso, pensamos nesse dossiê, que traz uma análise não apenas do Brasil, mas de outros aspectos contemporâneos”, explicou Jacqueline Ferreira Torres, editora-chefe adjunta da revista, em entrevista ao Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 9 de janeiro.

ouca-a-conversa-com-filipe-sartoreto-09-01-2018.mp3

A revista traz algumas análises comparativas sobre o Brasil, com artigos sobre a reforma eleitoral de 2015, a atuação do juiz Sérgio Moro, a persona constitucional do ministro Luís Roberto Barroso, entre outros temas.

A revista está disponível on-line, no Portal de Periódicos da UFMG. Outras informações podem ser consultadas também na página da revista no Facebook.