Institucional

Ricardo Galvão, presidente do CNPq, fará palestra nesta segunda, no campus Pampulha

Aberto ao público, encontro será no CAD3, às 15h; ele vai abordar estratégia para o desenvolvimento da ciência no Brasil

Ricardo Galvão assumiu o CNPq em fevereiro deste ano
Ricardo Galvão assumiu o CNPq em fevereiro deste ano Foto:: Valter Campanato | Agência Brasil

Nesta segunda-feira, dia 2, a UFMG recebe o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Ricardo Galvão, que ministrará a palestra intitulada O CNPq e estratégia para o desenvolvimento da ciência brasileira. O evento vai começar às 15h, no auditório 101 do CAD3, com exposição de abertura da reitora Sandra Goulart Almeida.

Ricardo Magnus Osorio Galvão, engenheiro de telecomunicações com doutorado em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT, EUA), é professor titular aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2004-2011), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2016-2019), presidente da Sociedade Brasileira de Física (2013-2016) e membro do Conselho Científico da Sociedade Europeia de Física (2013-2016).

Em fevereiro de 2023, Galvão foi nomeado presidente do CNPq. Especialista em física de plasmas e fusão nuclear controlada, ele é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).