Rompimento de barragens em Rio Acima pode comprometer abastecimento de água
Duas barragens em risco não podem mais serem utilizadas por mineradora
![Foto: Arquivo Projeto Manuelzão Comunidades de oito municípios banhados pelo Rio das Velhas serão envolvidas em atividades de cunho socioambiental](https://ufmg.br/thumbor/jbw6xVAfD-0_WqK2p0jPTwYpNuY=/0x0:1027x685/712x474/https://ufmg.br/storage/a/0/7/d/a07d9edb7bf0cdd66158f7db45170b83_14954732477541_1865031220.jpg)
Foto: Arquivo Projeto Manuelzão
Duas barragens de rejeito de minério podem estar em risco iminente de rompimento segundo o Ministério Público de Minas Gerais. O órgão entrou com uma ação civil pública para que mineradora responsável pelas estruturas tome medidas emergenciais.
As barragens B2 e B2-auxiliar, da Minérios Nacional, controlada pela CSN, que estão em comprometidas de acordo com o MP, fazem parte do Complexo Minerário de Fernandinho, que fica no município de Rio Acima, região metropolitana de Belo Horizonte. Um eventual rompimento poderia prejudicar o abastecimento de água da grande BH e comprometer a segurança da população.