Sá Barreto e Chico Soares vão integrar o Conselho Nacional de Educação

Os professores Francisco César de Sá Barreto, emérito da UFMG e reitor na gestão 1998-2002, e José Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram nomeados membros do Conselho Nacional de Educação (CNE). Sá Barreto vai ocupar cadeira na Câmara de Educação Superior, e Chico Soares vai integrar a Câmara de Educação Básica. A designação foi publicada ontem (segunda, 4), no Diário Oficial da União. Ambos integraram o CNE em outras ocasiões.

Professores Francisco César de Sá Barreto e José Francisco Soares
Professores Francisco César de Sá Barreto e José Francisco Soares Foca Lisboa / UFMG

Francisco César de Sá Barreto integrou instâncias como o Conselho Superior da Capes e o Conselho da SBPC, e mais recentemente (2009-2010) presidiu o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). Membro da Academia Brasileira de Ciências, é mestre e PhD em Física pela Universidade de Pittsburgh (EUA) e concentrou sua produção acadêmica na física da matéria condensada.

Chico Soares foi membro de comitês consultivos do Inep e do Instituto Nacional de Evaluation Educativa do México. Com formação em Matemática e Estatística e pós-doutor em Educação pela Universidade de Michigan (EUA), é aposentado da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG e atuou como voluntário no Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game), ligado à FaE. Sua atuação acadêmica tem ênfase em avaliação de sistemas, instituições, planos e políticas educacionais.