Arte e Cultura

Saberes de artistas do Vale do Jequitinhonha é tema do programa Panorâmica

Cerâmica e tecelaria são os ofícios de Zezinha e Mestra Geralda

Em sua próxima edição, o Panorâmica dá visibilidade ao conhecimento de mestres de ofício do Vale do Jequitinhonha. A coletânea “Saberes Plurais”, iniciativa do Pólo Jequitinhonha da UFMG, pretende, sob a forma de memória audiovisual dar centralidade ao contexto de criação e difusão dos saberes tradicionais. Serão exibidos os episódios de Zezinha e Mestra Geralda.
Num dos episódios conhecemos a história da ceramista Maria José Gomes da Silva. Conhecida como Zezinha, a artista começou a fazer artesanato ainda criança, pois é a filha mais velha de uma família com 10 filhos. Criar condições para viver dos seus trabalhos é projeto de vida construído por ela e seu marido.


No segundo episódio, apresentamos Mestra Geralda Leite Sena que nasceu em 1927, na comunidade de Pacheco, município de Francisco Badaró. Seguindo os antepassados, iniciou-se no ofício de fiandeira entre 7 e 8 anos de idade. Dedicou toda a vida ao algodão, e dele sabe tudo, desde a semente no chão, até a transformação da flor em fios e depois em panos, colchas e roupas.

O programa Panorâmica é transmitido no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV), às terças e quintas, às 12h15, quartas e sextas, às 19h30, e aos sábados, às 20h, e também está disponível no canal da TV UFMG no Youtube.

Equipe Panorâmica: 

Roteiro e direção: Ana Fatorelli
Produção: Natiele Lopes
Edição: Márcia Botelho