Sandra e Alessandro vencem consulta para a Reitoria da UFMG

Com 65,67% dos votos, Sandra Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira foram escolhidos como reitora e vice para a gestão 2018-2022

Alessandro e Sandra durante a apuração dos votos da consulta
Alessandro e Sandra durante a apuração dos votos da consulta Arquivo UFMG Pública e Diversa

Com 65,67% dos votos ponderados, a chapa 2, UFMG Pública e Diversa, formada por Sandra Goulart Almeida (Faculdade de Letras) e Alessandro Fernandes Moreira (Escola de Engenharia), venceu o segundo turno da consulta à comunidade acadêmica que subsidiará a escolha do Reitorado que dirigirá a UFMG no quadriênio 2018-2022. A chapa 1, UFMG em Foco, formada por Renato de Lima Santos (Veterinária) e Carmela Polito Braga (Engenharia), recebeu 34,33% dos votos válidos ponderados. O pleito teve ainda 0,82% de votos brancos e 2,03% de votos nulos.

Em relação aos votos absolutos por segmento, o resultado é o seguinte: a chapa 2 obteve 1.326 votos entre os professores, enquanto a 1 ficou com 787. Entre os servidores técnicos-administrativos em educação, foram 1.931 votos dados à chapa Sandra-Alessandro e 429 à chapa Renato-Carmela. Do público estudantil, a chapa 2 recebeu 2.907 votos, e a chapa 1 ficou com 1.087.

O processo de apuração foi iniciado às 22h, após encerramento da votação nas unidades com expediente noturno, e finalizado às 1h42. O processo foi acompanhado por fiscais das duas chapas, que fizeram a conferência dos votos nas próprias unidades. A totalização ocorreu no auditório da Reitoria, em processo público transmitido pela internet.

Confira o mapa completo da votação, que inclui três planilhas: total dos votos com ponderação, apuração por local e seção de votação e total sem ponderação e apuração nas unidades acadêmicas e administrativas

Comparecimento

O número de votantes foi menor neste segundo turno do que o registrado em 8 e 9 de novembro, quando 9.695 eleitores compareceram às urnas na primeira rodada. Desta vez, o número foi de 8.660. Choveu fortemente durante toda a quarta-feira no campus Pampulha, e historicamente a UFMG registra um decréscimo na participação na consulta entre o primeiro e o segundo turnos. Em 2013, 9.728 integrantes da comunidade universitária votaram no primeiro turno, participação que foi reduzida a 8.582 no segundo turno.

“O resultado que obtivemos nas urnas renova o compromisso com a proposta de uma UFMG Pública e Diversa. Eu e Alessandro chegamos aqui com o apoio de muitos – servidores docentes e técnico-administrativos e de estudantes – que trabalharam ativamente na construção do programa. Queremos agradecer a todos que nos apoiaram, que colaboraram e que fazem parte dessa vitória”, afirmou Sandra Goulart Almeida, reitora eleita para o período de 2018 a 2022.

De acordo com o artigo 42 do regimento da consulta, recursos sobre o resultado do segundo turno poderão ser encaminhados à Comissão Eleitoral até às 17 horas do primeiro dia útil após cinco dias decorridos da votação, ou seja, dia 27 de novembro.

A Comissão Eleitoral encaminhará relatório final do processo ao Colégio Eleitoral, que se reunirá no dia 12 de dezembro para a elaboração da lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação.

Comissão Eleitoral trabalhou na apuração dos votos no auditório da Reitoria
Integrantes da Comissão Eleitoral trabalharam na apuração dos votos no auditório da Reitoria Marcílio Lana / UFMG