Sandra Goulart e Luísa Barreto defendem ampliação do diálogo entre UFMG e PBH

Pré-candidata do partido Novo foi recebida pela reitora nesta segunda-feira

Sandra Goulart, Luísa Barreto, Alessandro Fernandes e Zélia Lobato
Sandra Goulart, Luísa Barreto, Alessandro Fernandes e Zélia Lobato: ciência como suporte às políticas públicasFoto: Jebs Lima | UFMG

Em mais um encontro da série com pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebeu, na manhã desta segunda-feira, dia 22, a visita da ex-secretária de Planejamento de Minas Gerais, Luísa Cardoso Barreto, que concorre pelo Partido Novo.

Com formação em gestão pública, Luísa Barreto manifestou interesse na aproximação com a UFMG e ponderou, citando o exemplo da prova da Stock Car, que tem faltado diálogo por parte da Prefeitura de Belo Horizonte. Na mesma linha, a ex-secretária de Planejamento citou a CPI da Lagoa da Pampulha, cujo relatório final registrou dezenas de sugestões feitas por professores da UFMG para despoluir o espelho d’água, mas não houve, segundo ela, acolhida do poder público municipal. “Política pública tem que ser feita com ciência e, para alcançar melhorias rápidas, precisamos da academia”, afirmou ela, que destacou a aplicação da Inteligência Artificial em áreas como saúde e gestão financeira como um dos seus pontos de interesse.

A exemplo de encontros com outros pré-candidatos, a reitora Sandra Goulart elencou as parcerias mantidas com a Prefeitura, como a Emei Alaíde  Lisboa, no campus Pampulha, a cessão de imóvel na Avenida Presidente Carlos Luz, onde a Prefeitura mantém bases da Guarda Municipal e da Diretoria de Zoonoses da Secretaria de Saúde, e a gestão da UPA Centro Sul, referência no tratamento da covid-19 durante pandemia.

Hospital Risoleta Neves
Ainda no campo das parcerias, a reitora da UFMG discorreu mais detidamente sobre a situação do Hospital Risoleta Tolentino Neves. “Temos conversado com a Prefeitura e com a Secretaria de Estado de Saúde sobre o Risoleta, parceria da UFMG com o município de BH e o governo do estado. Temos uma relação muito boa, mas o atual acordo de gestão é instável. O Risoleta é um hospital muito bem gerido e está pronto para ser absorvido pela rede federal de hospitais universitários, com o apoio do MEC”, avalia a reitora. Diante da proposta da reitora, Luísa Barreto comprometeu-se a mobilizar os parlamentares aliados (do Novo e de outros partidos) para defender o pleito.

Sandra Goulart e Luísa Barreto também trocaram impressões sobre a Stock Car, que tem realização prevista para o próximo mês em um circuito de rua que está sendo montado nas imediações do campus Pampulha. Segundo a reitora, a comunidade da UFMG está “indignada” com a realização da prova, que foi decidida entre a Prefeitura e os organizadores, ainda no ano passado, sem consulta prévia à Universidade. “Se o evento ocorrer, será um caos. Não há barreira acústica capaz de mitigar o barulho, e não há como retirar os animais do Hospital Veterinário e os do Biotério, usados em experimentos. Além disso, é um evento que não vai gerar a repercussão econômica que estão alardeando. Não perpetua investimentos”, frisou a reitora.

No encontro de hoje, Sandra Goulart estava acompanhada do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e da diretora de Relações Institucionais, Zélia Lobato. Luísa Barreto veio acompanhada de dois assessores.

Trajetória
Nascida em Belo Horizonte, Luísa Cardoso Barreto, de 40 anos, é graduada em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, onde também é pós-graduada em Gestão Estratégica.

Servidora de carreira da Secretaria de Planejamento e Gestão, foi secretaria adjunta de Planejamento e Gestão em 2019 e 2020, ano em que deixou o cargo para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte. Retornou ao governo de Minas em abril de 2021 para assumir a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. No dia 5 de junho, ela foi exonerada da função para novamente se candidatar à PBH.