Arte e Cultura

Sarandeiros 'viaja pelo Brasil' em homenagem aos 95 anos da UFMG

Espetáculo inspirado em danças e manifestações culturais das regiões Norte e Nordeste e de Minas Gerais foi apresentado ontem, no auditório da Reitoria

Dupla de dançarinos do Sarandeiros em coreografia inspirada em manifestação da região Norte do país
Dupla de dançarinos do Sarandeiros em coreografia inspirada em manifestação da região Norte do país Foto: Raphaella Dias | UFMG

O Grupo Sarandeiros, da Escola de Educação, Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), subiu ao palco do auditório da Reitoria para apresentar, na noite desta segunda, 12, um espetáculo inspirado em danças e manifestações culturais de Minas Gerais e das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias, que reúne danças concebidas pela companhia nas últimas quatro décadas, representa uma “pequena viagem pelo Brasil”, segundo definiu o diretor Gustavo Côrtes na abertura do espetáculo. "O Sarandeiros tem o propósito de traduzir a tradução", resumiu.

Da região Norte o Sarandeiros buscou inspiração na Festa do Boi Bumbá, no carimbó e no Lundu Marajoara. O Nordeste, por sua vez, foi representado pelos ritmos do xaxado e do frevo, que contagiaram a plateia que praticamente lotou o auditório da Reitoria. Ao fim do espetáculo, com duração de cerca de uma hora, o grupo apresentou uma interpretação da Festa de Nossa Senhora do Rosário, manifestação criada por escravizados africanos.

Nos passos do Grupo Sarandeiros mobilizou 50 dançarinos e quatro músicos, que executaram ao vivo as canções. A direção geral é de Gustavo Côrtes, com direção artística de Petrônio Alves e direção musical de Tatá Sympa. Sympa, aliás, fez uma emocionante interpretação da canção A bandeira do Divino, de Ivan Lins, durante a apresentação da coreografia que interpretou a Festa do Rosário. A coordenação de ensaios ficou a cargo de Gerson Júnior e Luiza Rallo, e a preparação física dos dançarinos foi coordenada por Diego Marcossi e Mariana Morais.

Grupo Sarandeiros e os 95 anos da UFMG