Extensão

Saúde mental dos servidores é tema de plenária nesta segunda

Manifestação realizada na edição de 2014: luta antimanicomial é um dos eixos da Semana de Saúde Mental
Manifestação realizada na edição de 2014: luta antimanicomial é um dos eixos da Semana de Saúde Mental Pasme/UFMG
x Remover

Nesta segunda-feira, 2, a partir das 9h, será realizada mais uma plenária do Conversatório Preparatório para a IV Semana de Saúde Mental da UFMG, organizado pela Comissão Institucional de Saúde Mental.

Com o tema Saúde mental dos servidores: a escuta dos professores e técnicos administrativos, a plenária vai organizar informações e debater a construção das diretrizes de uma política institucional de saúde mental no âmbito da universidade.

A reunião, que ocorre na sala de sessões, 4°andar, no prédio da Reitoria, é aberta à comunidade acadêmica, mas interessados devem confirmar presença pelo e-mail saudemental@ufmg.br até o próximo domingo, 1º.

A Semana
A IV Semana de Saúde Mental e Inclusão Social, que neste ano aborda o tema Por uma vida menos solitária, ocorre entre os dias 16 e 20 de maio. Sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), o evento terá atividades nos campi Pampulha e Saúde e no Sesc Palladium.

Pautada pelo tema da saúde mental e da reforma psiquiátrica, a Semana estimula debates na comunidade acadêmica e na sociedade em busca de novas estratégias de atenção pública psiquiátrica e psicológica para pessoas com sofrimento mental e visando ao tratamento em liberdade.

A Semana celebra, ainda, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio. A data, comemorada todos os anos, mobiliza movimentos sociais, coletivos antimanicomiais e a rede pública de atenção à saúde mental, desenvolvendo ambientes de compartilhamento e reflexão sobre o assunto. Haverá conferências, mesas redondas, rodas de conversas, oficinas e atividades culturais.

A programação completa está disponível no site do evento.

Durante a semana, a Comissão Institucional de Saúde Mental, criada em outubro de 2015, pretende apresentar os resultados de seus trabalhos sobre o tema. O grupo é formado por professores, alunos e servidores técnico-administrativos, sob a coordenação da professora Maria Stella Brandão Goulart, do Departamento de Psicologia da Fafich.