Arte e Cultura

Segundo número da revista literária 'Olympio' será lançado amanhã, em Belo Horizonte

Publicação, editada pela professora Maria Esther Maciel, da Fale, tem 280 páginas de material inédito, de 47 autores

Ailton Krenak: depoimento e presença no evento de lançamento
Ailton Krenak: depoimento e presença no evento de lançamento Miguel Aun

O segundo número da revista Olympio – literatura e arte, editada por grupo integrado pela escritora e professora Maria Esther Maciel, vinculada à Faculdade de Letras da UFMG, será lançado neste sábado, 8 de fevereiro, em Belo Horizonte.

Com 280 páginas de conteúdo inédito, de 47 autores, a edição contém depoimento do líder indígena Ailton Krenak (com ilustrações de Denilson Baniwa e fotos de Miguel Aun), perfil do diretor teatral Zé Celso Martinez, assinado por Ignácio de Loyola Brandão, e revela trabalhos inéditos, no Brasil, da poeta norte-americana Emily Dickinson, do cineasta britânico Peter Greenaway, da escritora romena Aglaja Veteranyl e do escritor e tradutor argentino César Aira.

Criada em 2018, na capital mineira, Olympio explora as conexões da literatura com outros campos artísticos e do saber. A revista enfatiza a produção ficcional, poética e ensaística contemporânea, por meio de perfis e entrevistas, tradução de textos literários, relatos de viagem, ensaios visuais e fotográficos. A iniciativa é viabilizada com o apoio da Editora Miguilim, em parceria com a Tlön Edições.

Transversalidade de ideias
Editada em Minas Gerais e distribuída no Brasil e em Portugal, a revista busca, a cada edição, “reafirmar a transversalidade e a pluralidade de ideias”, nas palavras de Maria Esther Maciel. Além da professora e pesquisadora, o corpo editorial reúne o jornalista José Eduardo Gonçalves, o designer Julio Abreu e o arquiteto Maurício Meirelles.

Capa do segundo número
Capa do segundo número Reprodução

A edição também revisita a elogiada e ainda pouco conhecida poesia da amazonense Astrid Cabral, lembra o poeta Adão Ventura, aos 15 anos de sua morte (em texto do escritor Carlos Herculano Lopes), e antecipa um capítulo do livro de memórias do poeta Ricardo Aleixo. Alguns outros nomes que publicam trabalhos nesta edição de Olympio são Evando Nascimento, Gustavo Pacheco, Kalaf Epalanga, Veronica Stigger, Dirce Waltrick do Amarante e Olívio Jekupe. Há, ainda, ensaios visuais e fotográficos. A obra que estampa a capa da segunda edição foi concebida pela artista Nydia Negromonte.

Junto ao segundo número, sai a nova edição do primeiro número de Olympio – esgotada há muitos meses –, com novo projeto gráfico, assinado pelo Estudio Guayabo, de Belo Horizonte. 

Olympio é vendida a R$ 54, em livrarias de Belo Horizonte, Ouro Preto e Poços de Caldas e nos sites da Amazon e da editora Miguilim.

O evento de lançamento será das 12h às 16h, na Livraria da Rua (que fica na rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi), e terá a presença de Ailton Krenak.

Ouça a entrevista que o editor José Eduardo Gonçalves deu ao programa Universo literário, da Rádio UFMG Educativa.

Leia entrevista de Maria Esther Maciel publicada no Portal UFMG, por ocasião do lançamento do primeiro número de Olympio.

Com assessoria de imprensa da 'Olympio'