Seis cursos oferecem vagas suplementares para estudantes indígenas
Inscrições podem ser feitas até 15 de outubro
Estão abertas as inscrições para o Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas, com ingresso em 2019. As oportunidades são destinadas exclusivamente a estudantes brasileiros, cabendo ao interessado atestar, por meio de documentação apresentada no ato da inscrição, a residência em terras indígenas.
Podem se candidatar alunos que tenham concluído o ensino médio ou que estejam regularmente matriculados no último ano. São ofertadas 12 vagas, duas para cada formação, distribuídas nos cursos de Agronomia (campus Montes Claros), Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Medicina e Odontologia, todas para os campi de Belo Horizonte. As candidaturas podem ser feitas até as 17h de 15 de outubro.
O interessado deverá acessar a página de inscrição e preencher o formulário on-line. Em seguida, terá de enviar, em envelope único, o requerimento de inscrição preenchido e a cópia da documentação, conforme o item 2.7 do edital, para a Copeve. Serão consideradas válidas apenas as inscrições cuja documentação for enviada com data de postagem até 16 de outubro. Não há cobrança de taxas.
As inscrições deferidas serão publicadas na página da Copeve, a partir de 31 de outubro. O comprovante definitivo de inscrição será expedido apenas de forma on-line, a partir de 19 de novembro.
A seleção será feita por meio de prova de conhecimentos gerais e de redação. Os exames serão aplicados em Belo Horizonte, no dia 25 de novembro, às 14h. O gabarito oficial será divulgado a partir do dia 26 de novembro, e o resultado final, a partir de 14 de dezembro. A pontuação final será a soma da nota obtida na prova objetiva com a da redação. Mais informações podem ser consultadas no edital e na página da Copeve.
Formação intercultural
Em setembro deste ano, 32 indígenas concluíram a Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), com habilitação em matemática. A turma era formada por estudantes das etnias Xakriabá, Pataxó, Guarani, Maxakali e Pataxó-Hã-Hã-Hãe.
Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG durante a solenidade: