Semana do Conhecimento

Semana do Conhecimento tem atividades na Veterinária, Letras e Odonto

Feira Agroecológica começa na Praça de Serviços

Atividades acontecerão pela tarde e noite em várias unidades do campus Pampulha
Atividades acontecerão pela tarde e noite em várias unidades do campus Pampulha Foca Lisboa /UFMG

Nesta terça, 16, as atividades programadas para Semana do Conhecimento da UFMG começarão no período da tarde em várias unidades no campus Pampulha, como Faculdade de Letras, Escola de Veterinária e Faculdade de Odontologia.

Das 13 às 14h, serão realizadas três palestras na Escola de Veterinária: Fluidoterapia em pequenos animais, com a graduanda Pollyana Torres (sala B-101), O que você queria saber sobre estatística e sempre teve vergonha de perguntar?, com a bióloga do Laboratório de Aquacultura Érika Ramos (sala B-100), e Criação de rãs, com o professor Galileu Crovatto, do curso de Aquacultura (sala B-102)

A Faculdade de Letras recebe, a partir das 14h, a mesa-redonda Transcrição parcial de documento setecentista para uma análise de “negócio”, no auditório 2003. A atividade contará com as participações de Adriana Pagano, professora da Faculdade de Letras; Flávia Mayer, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, e Guilherme Lourenço, professor da Faculdade de Letras.

Estratégias educativas em saúde: proposta de aplicação do “Protocolo Mudança de Comportamento” e Mapa de Conversação na abordagem dos pacientes com doença periodontal é a oficina que será ministrada por Jéssica Caroline dos Santos, doutoranda em Educação em Saúde e Enfermagem, e Júlia Santos Nunes Rodrigues, doutoranda em Estudos Linguísticos da Fale com experiência em adaptação e adequação de questionários da área das ciências da saúde. O curso terá lugar na sala 3416 da Faculdade de Odontologia

Outra atração do dia é a exibição, a partir das 14h, do filme Heleno, dirigido por José Henrique Fonseca, na sala 4067 da Faculdade de Letras. Com comentários de Thiago Carlos, a atividade integra a 5ª Mostra de Cinema e Futebol da Fale-UFMG: futebol e memória.

Os músicos Fernando Martins e Douglas Rafael apresentam A natureza no palco: a água como fonte sonora e de exploração tímbrica no repertório percursivo, no auditório da Escola de Música, das 15 às 15h40 horas.

A última mesa-redonda do dia, História e Memória, com Marcelino Rodrigues, Marcus Vinicius Costa Lage, Gustavo Cerqueira e Vinicius Garzon, será realizada das 16 às 18h, na sala 4067 da Faculdade de Letras.

Feira Agroecológica
Além das atividades acadêmicas, começa nesta terça, e vai até quinta, 18, a Feira Agroecológica da UFMG. Cinquenta feirantes que cultivam alimentos de forma artesanal, sem uso de agrotóxicos e de outros insumos químicos, vão expor e comercializar seus produtos na Praça de Serviços.

Encerrando as atividades desta terça, das 19 às 21h, será exibido o documentário Garrincha, alegria do povo, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Os comentários serão feitos por Erilma Desiree. A exibição também integra a 5ª Mostra de Cinema e Futebol da Fale-UFMG: futebol e memória.

Mais informações podem ser acessadas no site da Semana do Conhecimento.