Seminário de internacionalização discute extensão; assista ao vivo

Teste do Pezinho é usado para diagnosticar a anemia falciforme
Teste do Pezinho é usado para diagnosticar a anemia falciforme Acervo Nupad

Começa às 9h desta quinta-feira, 14, na Escola de Engenharia, a segunda edição dos seminários de internacionalização da UFMG. Neste ano, a pauta da discussão, que será transmitida ao vivo pelo Portal UFMG, é a extensão universitária. O credenciamento para o evento começa às 8h30, no auditório da Unidade.

A abertura do evento Seminários de internacionalização na UFMG: extensão em pauta conta com a presença do reitor Jaime Ramírez e da vice-reitora Sandra Goulart Almeida. Também compõem a mesa a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, e o diretor de Relações Internacionais, Fábio Alves.

Em seguida, das 9h30 às 12h, será realizada a mesa-redonda Internacionalização da extensão: conceitos e experiências, da qual participam os professores José Nélio Januário, do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), Silvania Nascimento, da Diretoria de Divulgação Científica da Pró-reitoria de Extensão, Gustavo Menendez, secretário de Extensão da Universidade Nacional do Litoral (Argentina), e Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo, pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC.

A programação do evento segue ao longo da tarde, quando serão formados grupos de trabalho para discutir temáticas prioritárias identificadas durante as discussões da manhã. O seminário é realizado pela Proex e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Entre as experiências de internacionalização da UFMG que serão compartilhadas durante o seminário, estão o Programa de Atenção à Saúde Mental (Pasme) e o projeto Barômetro: ciência café e debate, promovido pela DDC em parceria com o Centro de Comunicação da Universidade (Cedecom).

Leia reportagem sobre o seminário publicada no Boletim UFMG.