Notícias Externas

'Vai pra Cuba': pesquisador analisa ascensão da direita nas redes sociais

Marcelo Alves, da UFF, lança livro em seminário promovido pelo Grupo Opinião Pública

.
Manifestante protesta contra a então presidente Dilma Rousseff, em 2015
Marcelo Sant Anna / Fotos Públicas

O grupo de pesquisa Opinião Pública da UFMG promove, nesta quinta, 5, o seminário e o lançamento do livro #vaipracuba – a gênese das redes de direita no Facebook. Participam do evento o autor da publicação, Marcelo Alves, doutorando em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF), e a professora Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política da UFMG e coordenadora do Opinião Pública. 

Lançada neste ano, a obra volta a 2014 para realizar uma análise sobre o alto engajamento alinhado à direita política nas redes sociais. O livro resultou na dissertação de mestrado que Alves defendeu na UFF. “Desenvolvi minha pesquisa com base no crescimento de páginas de direita no Facebook anterior às eleições de 2014. Algumas dessas páginas, como o TV Revolta, chegavam a um número aproximado de cinco mil publicações mensais enquanto um grande veículo de comunicação não chega a mais de duas mil”, compara autor.

Em seu livro, Marcelo faz uma análise política das redes sociais
Marcelo Alves: perda de hegemonia das mídias tradicionaisFacebook - Marcelo Alves

O evento desta quinta-feira deve abordar fatores que contribuíram, quatro anos depois, para a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, sobretudo no âmbito da comunicação e do comportamento político dos brasileiros. Outro aspecto que deverá ser abordado é o predomínio cada vez mais acentuado das redes sociais em relação à imprensa tradicional. “Vamos discutir as causas que fizeram as grandes mídias perderem sua hegemonia para movimentos surgidos no Facebook", adianta Marcelo Alves.

O seminário #vaipracuba – A gênese das redes de direita no Facebook e o lançamento do livro homônimo terão início às 14h, no auditório Bicalho, na Fafich, no campus Pampulha.

Daniel Silveira