Pesquisa e Inovação

Seminário discute mediação de conflitos

O uso da mediação na resolução de conflitos será abordado de amanhã, 4, até sexta-feira, 6, durante o 2º Seminário Internacional de Mediação. A iniciativa é da Faculdade de Direito da UFMG, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e com o Instituto de Mediação Aplicada.

A partir do tema A emergência de um novo paradigma, o evento estimulará a discussão sobre a presença de uma terceira pessoa, isenta e portadora da confiança de ambas as partes em conflito, como saída democrática e menos traumática para os impasses.

A juíza do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas (Unat) e coordenadora do seminário, Martha Halfeld, explica que o processo de mediação está intimamente ligado à importância de soluções consensuais, reforçadas pelo novo Código de Processo Civil. “Esse é um tema de nosso interesse e o estudo há alguns anos. Na ONU, antes de entrar no sistema formal de justiça, a mediação é opção para o interessado que se sente lesado, sendo utilizada com muito êxito”, diz.

A discussão, que terá lugar no Auditório Maximum Alberto Deodato, contará com a presença do juiz do Tribunal de Grenoble, na França, Jean-Luc Pierre. Mais informações sobre a programação do evento podem ser obtidas no site do Seminário.

Assessoria de Imprensa da Faculdade de Direito