Extensão

Campus saúde sedia evento sobre Processo de Enfermagem

Docentes e profissionais vão discutir prática segura sustentada por evidências científicas; inscrições encerram-se na sexta

.
Evento vai discutir práticas seguras de enfermagem sustentadas por evidências científicas
Acervo HC/UFMG

Estão abertas até a próxima sexta, dia 13 de abril, as inscrições para o 1º Seminário Nepesce-Lisae sobre sistematização da prática de enfermagem. O evento será realizado no dia 17 de abril, a partir das 7h30, no Auditório Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. Seu objetivo é promover discussões sobre os aspectos conceituais e práticos relacionados ao Processo de Enfermagem (PE), à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e à segurança do paciente, de forma a fomentar uma prática segura e baseada em evidências científicas.

 “O Processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que ainda precisa ser mais divulgado, conscientizado e reciclado para colaborar com a assistência de enfermagem", defende a professora Tânia Couto Machado Chianca, coordenadora do Seminário. De acordo com a Resolução 358, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o PE deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, sejam públicos ou privados. Dessa forma, os trabalhos serão conduzidos de forma mais satisfatória, promovendo uma assistência mais efetiva para todos os pacientes.

Entre os convidados estão a professora Telma Ribeiro Garcia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Elizimara Ferreira Siqueira, gerente de Enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis; Flávia de Oliveira Motta Maia, chefe da Divisão de Enfermagem Clínica do Hospital das Clínicas da USPC, e Leonardo Tadeu Andrade, da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. 

O seminário é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sistematizar o Cuidar em Enfermagem (Nepesce) e pela Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem (Lisae). Confira a programação. O valor da inscrição é de R$ 25 para acadêmicos e R$50 para docentes e profissionais de enfermagem. 

Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook .