Pesquisa e Inovação

Seminário na Faculdade de Letras homenageia o crítico literário Antonio Candido

Pioneiro na crítica literária no Brasil, pesquisador e professor da USP morreu em maio deste ano

Começa, nesta segunda-feira, 30 de outubro, a sétima edição do Seminário de Pesquisa Discente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG (Split). O homenageado deste ano é Antonio Candido, professor e pesquisador da USP, pioneiro da crítica literária no Brasil, que faleceu em maio deste ano.

Antonio Candido: consolidação de um pensamento crítico
Antonio Candido: consolidação de um pensamento crítico Marcos Santos / USP Imagens

“O professor Antonio Candido é um intérprete fundamental do Brasil, dono de uma obra vastíssima”, afirmou o pesquisador Rodrigo de Agrela, moderador da homenagem e um dos organizadores do 7º Split, em entrevista ao Programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Segundo o organizador, a escolha de Antonio Candido como homenageado desta edição do Split buscou reconhecer sua importância para a consolidação de um pensamento crítico sobre a literaturas produzida no Brasil e na América Latina. “Essa homenagem celebra não só a figura de torno incontornável da intelectualidade nacional, mas propõe a abertura de espaço para se pensar o âmbito dos estudos literários”, explicou.

O 7º Split, que começa hoje e vai até quarta-feira, 1º de novembro, aborda eixos temáticos da literatura brasileira, medieval e inglesa, entre outros. A programação conta com muitas atividades e debates sobre literatura e crítica literária.

Ouça a entrevista com o doutorando Rodrigo de Agrela, veiculada no Programa Universo Literário desta segunda-feira, 30 de outubro.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-30-10-2017.mp3