Arte e Cultura

Seminário no Caraça vai debater conceitos associados ao termo ‘estilo’

Especialistas vão explorar as relações entre cinema e literatura

Santuário do Caraça abriga os seminários
Santuário do Caraça abriga os seminários do Grupo de Pesquisa Retórica e ArgumentaçãoSantuário do Caraça / Instagram

Conceitos associados ao termo ‘estilo’ sob a perspectiva dos estudos em retórica, dos textos clássicos da literatura greco-romana, de sua recepção na contemporaneidade e da análise do discurso serão discutidos durante o III Seminário Docere, Delectare et Movere: decoro, ornamento e elegância na construção do estilo, que será realizado, de 20 a 24 de agosto, no Centro de Convenções do Complexo Santuário do Caraça, em Santa Bárbara (MG).

Promovido pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação da UFMG e organizado por integrantes dos programas de pós-graduação em Filosofia, em Linguística e em Literatura da Universidade e da Fundação Torino, o evento busca, por meio do diálogo interdisciplinar, explorar as relações entre obras literárias e audiovisuais, dando continuidade às propostas dos dois seminários anteriores, que abordaram as emoções aristotélicas no cinema, em 2015, e os conceitos de enargeia/evidentia, em 2017. 

O evento reunirá 25 especialistas em conferências, mesas-redondas, minicurso e performance comentada. Veja a programação. O seminário é gratuito e aberto ao público, e o número de vagas é limitado pela lotação do auditório do Centro de Convenções do Caraça (90 pessoas) e pela capacidade da pousada do santuário. Mais informações sobre inscrições estão disponíveis neste link. Os participantes poderão requerer certificados.