Pesquisa e Inovação

Seminário organizado por grupo do Ieat debate os 10 anos das Jornadas de Junho

Palestra on-line do professor Marcos Nobre, da Unicamp e do Cebrap, inaugura a série na noite desta quarta-feira, 14

Manifestação em São Paulo, em junho de 2013
Manifestação em São Paulo, em junho de 2013 Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil / Creative Commons

Neste mês, completam-se dez anos das manifestações urbanas de junho de 2013. Com eventos distribuídos por todo o Brasil, esses movimentos marcaram a história do país como o maior protesto do primeiro quarto do século 21. Os manifestantes, motivados inicialmente pelo repúdio ao aumento das passagens de transporte público, viram as pautas escalarem de modo caótico, produzindo uma série de efeitos e desdobramentos contraditórios e paradoxais, de ordens éticas, estéticas e políticas. 

Para debater essas manifestações, o grupo de pesquisa Cosmópolis: meta-método, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, promove, neste mês, o seminário Brasil, manifestações, Junho de 2013: cidades, política, acontecimento. As inscrições devem ser feitas no sistema Gestão de Eventos da UFMG. 

As atividades têm início nesta quarta-feira, 14 de junho, com palestra on-line de Marcos Nobre, professor de filosofia política da Unicamp e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Autor de obras como Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro, o docente ministra sua palestra a partir das 20h, com transmissão no canal do grupo Cosmópolis no YouTube.

Palestras e mesas
As palestras on-line seguem até 21 de junho. Na sexta-feira, 16, o professor Moysés Pinto Neto, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), faz conferência a partir das 20h. No dia 19, a partir das 16h, será a vez do professor Filipe Campello, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A série será encerrada no dia 21, com palestra da professora Maria da Glória Gohn, da Unicamp, às 20h.

De 26 a 28 de junho, o auditório da Escola de Arquitetura (Rua Paraíba, 697, Savassi) da UFMG vai receber uma série de mesas de debate, que serão realizadas em formato híbrido, com transmissão no YouTube. Veja a programação:

26 de junho
14h - A práxis de Junho de 2013: Direito à cidade, com Roberto Andrés (UFMG) e Bianca Tavolari (Insper)

16h - Sessão de autógrafos do livro A razão dos centavos: crise urbana, vida democrática e as revoltas de 2013 (Editora Zahar, 2023), com Roberto Andrés (UFMG)

18h - Junho de 2013, acontecimento: agora, com Paulo Arantes (USP)

27 de junho
10h - Redes e ruas: potências e problemas, com Regina Alves da Silva (USP) e Massimo Di Felice (USP)

14h - A verve anarquista do levante: práticas e aprendizagens, com Andityas Matos (UFMG), Camila Jourdan (Uerj) e Acácio Augusto (Unifesp)

17h - Lançamento do livro A an-arquia que vem: fragmentos de um dicionário de política radical (Sobinfluência, 2022), de Andityas Matos (UFMG)

28 de junho
10h - Entre o levante e a decomposição: revolução e contrarrevolução, com Thiago Canettieri (UFMG) e Douglas Rodrigues Barros (Unifesp) 

14h - Brasis em transe: insurreições urbanas, com Rita Velloso (UFMG) e Rodrigo Nunes (PUC-Rio)

17h - Debate e lançamento do livro Nem vertical, nem horizontal: uma teoria da organização política (Ubu, 2023), com Rodrigo Nunes (PUC-Rio) e comentários de Amaro Fleck, Rita Velloso e Thiago Canettieri, os três da UFMG.

18h - Sessão de autógrafos do livro Nem vertical, nem horizontal: uma teoria da organização política (Ubu, 2023), de Rodrigo Nunes (PUC-Rio)