Pesquisa e Inovação

Seminário vai reunir estudiosos das práticas de coleções e museus

Evento será realizado na ECI, de 27 a 30 de junho

A imagem mostra a família do cacique Iongko Inakayal, que viveu no interior do Museo de La Plata.
Família do cacique Iongko Inakayal, que viveu no interior do Museo de La Plata, na ArgentinaFacebook do Rariorum / Autor desconhecido, 1886. Acervo institucional

Debates interdisciplinares nos campos dos estudos da história das práticas de colecionamento e dos processos museais, da produção e da circulação global de elementos materiais da cultura e dos sistemas de formação e de gestão de coleções privadas e institucionais, nas eras moderna e contemporânea, vão marcar a primeira edição do Seminário Permanente Rariorum – estudos em cultura material, arte e coleções, que será realizada de amanhã, 27, até sábado, 30 de junho. 

Organizado pelo Rariorum – Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus e pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, o evento será realizado no Auditório Azul, da Escola de Ciência da Informação, no campus Pampulha. De acordo com o professor da ECI René Lommez Gomes, líder do núcleo de pesquisa, o evento reunirá processos e resultados das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do Rariorum, com objetivo de estreitar parcerias entre pesquisadores, estudantes e profissionais de instituições nacionais e estrangeiras. 

A cada edição do seminário, serão apresentados trabalhos de especialistas das áreas da Ciência da Informação, Museologia, Biblioteconomia, Arquivologia, História, História da Arte, Antropologia e áreas afins. A expectativa dos organizadores é promover ao menos duas edições anuais do evento.

Em três continentes
Em sua primeira edição, o seminário terá cinco conferências, cinco mesas temáticas e uma sessão de apresentação de pôsteres, somando mais de 20 comunicações de pesquisas e processos curatoriais desenvolvidos em instituições nacionais e estrangeiras. Uma das apresentações mais aguardadas é a de um conjunto de comunicações de pesquisas sobre a circulação e o colecionamento de objetos em vários espaços dos continentes americano, africano e europeu, do séculos 16 ao 19. A temática será abordada, entre outros, pelos pesquisadores João Brigola, da Universidade de Évora, Júnia Ferreira Furtado, Eduardo França Paiva, Vanicléia Silva Santos e René Lommez Gomes, todos da UFMG.

A participação no evento é livre e gratuita, e não há necessidade de inscrição prévia. Confira a programação. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail seminariorariorum@gmail.com