Coberturas especiais

Série da Rádio UFMG Educativa aborda condições de trabalho no Brasil

Reportagens tratam de CLT, perda de direitos com a reforma de 2017 e inclusão de minorias e mulheres vítimas de violência; episódios estão disponíveis nos tocadores de podcasts

Série aborda perspectiva histórica do trabalho no Brasil, perda de direitos com a reforma trabalhista de 2017  e inclusão no mercado de trabalho de minorias e mulheres vítimas de violência.
Dia do Trabalhador foi oficializado há cem anos no Brasil, em 1924
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Os cinco episódios da série Da CLT à precarização: condições de trabalho no Brasil, veiculada pela Rádio UFMG Educativa, no âmbito do programa Conexões, ao longo das últimas semanas, já estão disponíveis no Spotify e em outros tocadores de podcast.

O primeiro episódio, veiculado no dia 30 de abril, trata da perspectiva histórica do Dia do Trabalhador no país, oficializado pelo presidente Artur Bernardes há um século, em 1924. São abordadas ainda a conquista de direitos como o décimo terceiro salário – passando pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a reforma trabalhista de 2017, criticada pela retirada de garantias, além de ações do governo Bolsonaro contrárias aos interesses dos trabalhadores. Ouça a produção de Hugo Rafael, Jaiane Souza e Luíza Glória, com trabalhos técnicos de Breno Rodrigues:


A flexibilização da legislação a partir da reforma de 2017 é tema de dois episódios da série. No contexto das perdas de direitos que afetaram especialmente os jovens no mercado de trabalho, o segundo episódio aborda a ascensão dos aplicativos de transporte e entregas. Com o tempo, o crescimento das plataformas que fazem a mediação desses serviços ampliou o debate sobre a garantia de direitos para esses trabalhadores. Ouça a produção de Alessandra Dantas e Alice Pimenta, com trabalhos técnicos de Clarice Oliveira:


Em 2023,  o governo federal apresentou um projeto de lei para regulamentar o trabalho de motoristas e motociclistas vinculados a plataformas. A análise da proposta e o papel dos sindicatos nas negociações com as empresas são detalhados no terceiro episódio da série, também produzido por Alessandra Dantas e Alice Pimenta, com trabalhos técnicos de Clarice Oliveira:


No quarto episódio, o assunto é o desafio da inserção de minorias sociais no mercado de trabalho. Levantamento da plataforma de gestão de recursos humanos Pulses, feito em parceria com a start-up Nohs Somos, revela que apenas 10% das pessoas contratadas por empresas no Brasil pertencem a grupos minoritários, com direitos sociais negados, como pessoas negras, LGBT+ e com deficiência. Ouça a produção de Ruleandson do Carmo, com trabalhos técnicos de Clarice Oliveira:


O quinto e último episódio da série trata da importância do trabalho formal para o empoderamento de mulheres vítimas de violência. Para muitas delas, ter um emprego estável e autonomia financeira pode ajudá-las a se libertar de seus agressores. A legislação brasileira prevê a proteção de trabalhadoras vítimas de violência e prioridade a elas no encaminhamento de vagas de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), mas esses direitos ainda não são plenamente assegurados. Ouça a reportagem de Alessandra Ribeiro, com trabalho técnicos de Clarice Oliveira:


A Rádio UFMG Educativa (frequência 104,5 FM na Região Metropolitana de Belo Horizonte) é uma mídia do Centro de Comunicação da UFMG em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A programação também está disponível no site ufmg.br/radio.