Pesquisa e Inovação

Simpósio internacional na UFMG discutirá o futebol para além das 'quatro linhas'

Jogos indígenas
Jogos indígenas Roberto Castro

A segunda edição do Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer, que será realizada de 8 a 10 de setembro, em Belo Horizonte, continua recebendo inscrições de ouvintes. As inscrições de trabalhos já foram encerradas. A organização do evento recebeu 30 propostas, que estão sendo analisadas por grupo de pareceristas. O resultado será divulgado em 1º de agosto.

O simpósio reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam em diversas áreas do conhecimento e que se dedicam à temática do futebol em seus estudos. A ideia é estimular o intercâmbio de pesquisas que transcendam a visão pragmática tradicional do futebol e abordem questões como gênero, educação, memória, história, globalização e a relação do esporte com as ciências humanas e sociais.

Entre as presenças confirmadas estão a dos professores Maurício Murad e Gilmar Mascarenhas.

Doutor em sociologia do desporto pela Universidade do Porto, Murad é aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e escreveu o livro Todo esse lance que rola, uma história de namoro e futebol, que está sendo adaptado para o teatro na forma de musical.

Gilmar Mascarenhas é professor associado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do projeto Território, Cultura e Cidadania no contexto da Copa do Mundo 2014 e do Grupo de Pesquisa Megaeventos Esportivos e Cidades. É autor, entre outros, do livro Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol, indicado para a Feira de Frankfurt, em 2014.

Promovido pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut) e pelo Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (Fulia), o evento terá atividades no Museu Brasileiro do Futebol (MBF), no Estádio do Mineirão, e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO).

Outras informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.