Brasil e França discutem avanços no campo da audição

Com foco em genética, cognição e tecnologia, simpósio organizado pela UFMG e universidade francesa recebe trabalhos até o dia 17

O implante coclear é oferecido pelo Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh
Implante coclear é oferecido pelo Hospital das ClínicasCarol Palomares / HC-UFMG

Estão abertas, até 17 de setembro, inscrições de trabalhos para a segunda edição do Simpósio Franco-brasileiro sobre Audição, que será realizado pela Faculdade de Medicina e pela Université Clermont Auvergne (França), nos dias 28 e 29 de novembro, em Belo Horizonte (Conservatório de Música da UFMG, av. Afonso Pena, 1.534). Aberto a fonoaudiólogos, médicos e estudantes, o tema deste ano será Genética, cognição e tecnologia.

Os interessados devem submeter o resumo dos trabalhos, exclusivamente pelo site do evento, onde também podem acessar informações sobre as normas e critérios para participação e a programação do simpósio. Também o e-mail symposiumonhearing.frbr@gmail.com está disponível para mais informações.

Segundo estudo publicado em 2018, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 466 milhões de pessoas no mundo já possuem algum tipo de lesão auditiva – número que pode aumentar para 900 milhões até 2050. No estudo, a entidade também afirma que o risco afeta 50% da população de 12 a 35 anos de idade. O uso de aparelhos, como fones de ouvido, é um dos fatores de risco.

Genética e workshops
Para atualização dos profissionais e estudantes sobre pesquisas relacionadas à área, a segunda edição do Simpósio reunirá pesquisadores nacionais e internacionais, que vão propor a interface entre audição e o desenvolvimento de tecnologias, como o implante coclear. Segundo a professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina Sirley Carvalho, que integra a presidência do evento junto com o professor da Université Clermont Auvergne (UCA), Paul Avan, a questão genética também é outro tema em destaque. Essa vertente será trabalhada por pesquisadores como Joel Lavinsky, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Aziz El Amraoui, do Instituto Pasteur, de Paris.

Outra novidade será a realização de workshops, com a apresentação de casos e realização de oficinas. As inscrições para participação no Simpósio na condição de ouvintes seguem abertas até 21 de novembro, também pelo site do simpósio.