Pesquisa e Inovação

Simpósios temáticos antecipam comemoração dos 50 anos da pós em Química

Abertura do evento será na segunda-feira, 18

Tubos de ensaio em laboratório do Departamento de Química/ICEx
Tubos de ensaio em laboratório do Departamento de Química/ICEx Lucas Braga / UFMG

Começa nesta segunda-feira, 18, a quinta edição dos Simpósios Temáticos da Pós-graduação em Química (5º Simteq). Neste ano, o evento – que segue até a próxima quarta-feira, 20 –promove discussões que vão pautar a comemoração do quinquagésimo aniversário do Programa de Pós-graduação em Química da UFMG, em 2017.

“O evento é um marco que antecede os 50 anos da pós-graduação em Química na UFMG. Nossa ideia é começar desde já a discutir ideias e definir propostas para os próximos 20 anos do programa”, explica a professora Dayse Carvalho da Silva Martins, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e integrante da comissão organizadora do 5º Simteq.

De acordo com a professora, a programação deste ano tenta resgatar momentos que marcaram o início das atividades do curso. “Convidamos os primeiros coordenadores para falar sobre as dificuldades desse percurso e sobre como foi construída essa história de quase 50 anos, que culminou em um programa avaliado, pela Capes, com nota 7 [nota máxima], o que é sinal da excelência das atividades aqui desenvolvidas”, comenta.

A cerimônia de abertura, marcada para as 17h, será realizada no auditório da Reitoria com presença do reitor Jaime Ramírez e das pró-reitoras Adelina Martha dos Reis (Pesquisa) e Denise Maria Trombert de Oliveira (Pós-graduação). Também comporão a mesa o vice-diretor do ICEx, professor Francisco Dutenhefner, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Química da UFMG, professor Ângelo de Fátima, e o chefe do Departamento de Química, Dario Windmöller, além de representantes do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ-MG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Em seguida, o professor Rochel Montero Lago, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), ministrará a palestra de abertura Pós-graduação em Química: reflexões para um cenário em constante evolução.

“O professor Rochel é um pesquisador relevante na área, capaz de situar a pós-graduação em Química e a inserção do programa da UFMG no contexto nacional e internacional”, explica a professora.

Além de Dayse Martins, a Comissão Organizadora do 5º Simteq é formada pelos professores Ana Paula de Carvalho Teixeira, Gilson de Freitas Silva, Letícia Malta Costa e Marcelo Machado Viana.

Programação
As atividades continuam na manhã de terça-feira, 19, no auditório Aluízio Pimenta, localizado no prédio que abriga o Departamento de Química. Durante a manhã, das 8h30 às 10h15, será realizada mesa-redonda sobre o início da pós-graduação em Química no estado, com participação dos professores Carlos Alberto Lombardi Filgueiras e Ruy Magnane Machado, do Departamento de Química, e Eucler Bento Paniago, da Universidade Federal de Viçosa.

Em seguida, às 10h45, a professora Maysa Furlan, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ministrará a palestra Perspectivas da Pós-Graduação em Química: uma visão da Capes. As atividades prosseguem ao longo da tarde de terça e na quarta-feira. Horários e outros detalhes podem ser consultados no site do 5º Simteq.

“O simpósio é apenas o começo. Vamos desenvolver outras atividades ao longo deste ano para criar um cenário de discussão e participação na formulação de propostas para comemoração dos 50 anos do Programa e planejamento de atividades a serem executadas nos anos seguintes”, afirma Dayse.