Notícias Externas

Orquestra Sinfônica apresenta Noite Tchaikovsky

Sinfônicas da Polícia Militar e de Minas Gerais se reúnem em homenagem ao compositor russo

O compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky é um dos mais populares do período romântico, na segunda metade do séc. XIX e início do séc. XX
O compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky é um dos mais populares do período romântico, na segunda metade do séc. XIX e início do séc. XX Edwin Evans,(1906)/Wikimedia Commons

O Grande Teatro do Palácio das Artes recebe nesta quarta-feira, 18, a apresentação da Noite Tchaikovsky. Nela, a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais se junta à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e ao Coral Lírico de Minas Gerais, dois corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, em homenagem a um dos maiores compositores da história da música clássica. 

Nascido no ano de 1840, na Rússia, Tchaikovsky foi um dos maiores nomes do romantismo na música. Embora tivesse envolvimento com essa arte desde a infância, inicialmente direcionou seus estudos ao direito e à advocacia, começando a estudar música formalmente apenas no ano de 1863. 

Apesar de seu sucesso, a vida pessoal de Tchaikovsky foi marcada por uma série de crises e tragédias. Tímido e inseguro, o russo passou por várias desilusões amorosas no decorrer de sua vida, nunca tendo se sentido plenamente realizado. Além disso, teria tido de manter a homossexualidade em sigilo, temendo que isso pudesse ferir sua reputação, dado o contexto da época. Tchaikovsky morreu aos 53 anos, em 1893, de cólera, deixando grande legado como um dos músicos eruditos mais reconhecidos do mundo.

Em edição especial da série Sinfônica e Lírico em Concerto, e sob regência dos maestros Silvio Viegas e Capitão Soares, os grupos apresentam amanhã à noite algumas das maiores composições do músico russo: temas inspirados em Romeu e Julieta, suítes dos balés O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes e também a Abertura 1812.

A diretora de produção artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta, conversou com o programa Noite Ilustrada, nesta terça-feira, 17.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção de Alexandre Miranda, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael