Institucional

Sobrapo: moralização é desculpa para ataques ao estado de direito

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo) manifesta-se com veemência, repúdio e indignação contra a violência despropositada e sem precedentes praticada pela Policia Federal, com o suporte da CGU e do TCU, ao conduzir de forma coercitiva professores da Universidade Federal de Minas Gerais (dentre as quais o reitor Jaime Arturo Ramírez, a vice-reitora, Sandra Regina Almeida, o ex-reitor Clelio Campolina e a ex-vice-reitora Heloisa Starling), que ocupam ou ocuparam cargos de gestores desta instituição. É importante lembrar que, recentemente, ação semelhante vitimou o reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Nos últimos tempos, nossas instituições de ensino públicas vêm sofrendo ataques com o intuito de desmoralizar e desacreditar o ensino superior público e gratuito no país. Essas ações têm caráter ideológico e propagam uma visão desastrosa que o Banco Mundial tem de nossas instituições de ensino, da previdência pública, e de nosso país, com o apoio e interesse das grandes multinacionais em obter lucros cada vez maiores, levar as riquezas de nosso país, sem nenhuma garantia de prover o bem-estar de nosso povo e de nossos trabalhadores, e com o objetivo de manter o nosso país em um estado de subdesenvolvimento e de total dependência.

Estão destruindo o que construímos com muito trabalho e esforço e, tudo isso, com um extraordinário apoio da mídia brasileira. Estamos vivenciando um retrocesso, voltando a um período em que práticas abomináveis como perseguição, matanças, acusações sem direito de defesa, inferências baseadas em situações contestáveis, enfim o impedimento ao estado de direito e à democracia são passadas à população em forma de notícias sensacionalistas sem fundamento, sem averiguação de sua veracidade, de forma totalmente irresponsável, com a desculpa da necessidade de uma moralização dos serviços públicos.

Conclamo toda a Sobrapo, seus pesquisadores e educadores, e a sociedade brasileira em geral a se posicionar contrariamente à situação atual que nosso país está vivendo.

Felipe Martins Müller
Presidente da Sobrapo