Pesquisa e Inovação

Tese investiga escritor Luiz Ruffato e o romance proletário no Brasil

Pesquisa confronta projeto político-estético do escritor mineiro com a vertente do romance proletário brasileiro inaugurada na década de 1930

Luiz Ruffato: pesquisa explora romance proletário
Luiz Ruffato: pesquisa explora romance proletário Divulgação / Companhia das Letras

A pentalogia Inferno Provisório, do escritor mineiro Luiz Ruffato, faz um trabalho de transformar em ficção a história da classe operária brasileira desde meados do século 20 até o início do século 21.

São cinco livros no total: Mamma, Son Tanto Felice, O Mundo Inimigo, Vista Parcial da Noite, O Livro das Impossibilidades e Domingos sem Deus. Cada volume da série retrata um período histórico específico da história do proletariado brasileiro.

A pesquisadora Maria Isabel Bordini utilizou a obra Inferno Provisório para fazer um estudo do chamado romance proletário. A sua tese de doutorado, Luiz Ruffato e o romance proletário no Brasil, confronta o projeto político-estético do escritor mineiro com a vertente do romance proletário brasileiro inaugurada na década de 1930.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, Maria Isabel Bordini falou sobre a sua tese doutorado. A entrevista foi ao ar nesta segunda-feira, 26.

Ouça a conversa com Jaiane Souza

Produção de Giulliana Santos e Jaiane Souza, sob orientação de Luíza Glória