Pesquisa e Inovação

Tese sobre habitações populares nas bordas da cidade é destaque de nova edição do Boletim

Estudo que recebeu menção honrosa no Grande Prêmio UFMG de Teses discute a "confluência de problemas" – como violência, poluição e infraestrutura deficiente – em conjuntos habitacionais de interesse social na periferia de Belo Horizonte. Outra menção honrosa foi atribuída à tese que analisa a literatura política de Graciliano Ramos.

Os dois assuntos são abordados em reportagens publicadas na edição 1947 do Boletim UFMG, que circula nesta semana com o seguinte conteúdo:

Em perspectiva
UFMG apresenta, em mesa-redonda, resultados parciais da avaliação de seus cursos a distância.

Interface protetora em evidência
Em evento, pesquisadores vão compartilhar avanços e lançar rede latino-americana de pesquisa na área de imunologia das mucosas.

Nas bordas da cidade
Tese premiada encontra ‘confluência de problemas’ nas chamadas habitações de interesse social na periferia de BH.

Revisão no cardápio
Conselho Universitário aprova reajuste do bandejão, mantém preços dos níveis I a III e determina revisão de critérios do nível IV.

A política na memória
Tese premiada faz 'leitura arqueológica' de Memórias do cárcere para mostrar como Graciliano Ramos produz literatura política sem maniqueísmos.

Acontece
O Ars Nova – Coral da UFMG vai participar, neste mês, do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, na Espanha.

Artigo
PNPG: entre o diagnóstico e a realidade
O ex-reitor Francisco César de Sá Barreto analisa os desafios que envolvem a implantação das diretrizes da sexta edição do Plano Nacional de Pós-graduação.