Notícias Externas

Totalmente online pelo segundo ano, Festival Cultura & Cidadania exibe peças e realiza oficinas

Iniciativa chega à quarta edição e busca ampliar o acesso à arte e à cultura para públicos de todas as idades com atividades gratuita

Espetáculo 'Meu ambiente', do Grupo Girino, integra a programação do festival
Espetáculo 'Meu ambiente', do Grupo Girino, integra a programação do festival Hugo Honorato / Divulgação

A quarta edição do Festival Cultura & Cidadania já pode ser conferida, mas, assim como foi em 2020, as atividades ocorrem virtualmente. O evento vai até o fim de junho e conta com espetáculos e oficinas gratuitas, tendo como foco a população da região do Campo das Vertentes, aqui em Minas. O festival criado em 2016 busca ampliar o acesso à arte e à cultura para públicos de todas as idades. Entre os espetáculos apresentados, está a peça Segunda Chamada, produzida pelo Galpão Cine Horto, companhia teatral aqui de Belo Horizonte.

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada desta terça, 4, o idealizador e coordenador do Festival Cultura & Cidadania, Daniel Vitral, apresentou a história do projeto, as demandas que motivaram a criação do evento e ainda lembrou como tem sido as adaptações devido à pandemia para o formato virtual: "Nem a gente e quase ninguém estava preparado. A gente sentiu um frio na barriga porque não sabíamos como seria a resposta do público e a gente se surpreendeu. Nessa última edição, tivemos um público muito grande de diversos estados do país”, comemorou. 

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

As inscrições para as oficinas já estão esgotadas, mas é possível acompanhar  os espetáculos pelo canal do Festival Cultura & Cidadania no YouTube. A programação completa está disponível  no Instagram e no Facebook do Festival.

Produção: Maron Filho e Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas