Arte e Cultura

TV UFMG entrevista o escritor mineiro Anelito de Oliveira

O ensaísta apresenta trechos do livro “Os Acampamentos Insustentáveis” e discute temas, como literatura, barbárie e racismo

Anelito de Oliveira foi um dos convidados do programa televisivo Literafro, realizado em parceria com a TV UFMG, em 2019. Nos bastidores das gravações, o poeta, ficcionista e ensaísta mineiro pôde falar aos jornalistas da TV universitária sobre “Os Acampamentos Insustentáveis”, obra que expõe, com agudez crítica, a crise humanitária deste século e o mal-estar dos pobres e os negros diante da barbárie e do racismo. 


Anelito é reconhecido por colocar o sertão norte-mineiro em destaque no âmbito literário com os livros lançados ao longo das últimas duas décadas. O programa completo com a participação do ensaísta está disponível na página oficial do Literafro – portal da literatura afro-brasileira. 


Mineiro, filho da UFMG

Anelito Pereira de Oliveira nasceu em Engenheiro Navarro, em 1970, e, atualmente, reside em Belo Horizonte. Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), graduou-se em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde obteve, em 1998, o título de mestre em Teoria da Literatura, a partir de dissertação sobre o poeta mineiro Affonso Ávila. 


É o criador e editor do Jornal Não, destinado à publicação de poesia, crítica e tradução, assim como do selo Orobó, surgido em 1997, numa tentativa bem-sucedida de criar um novo espaço para as publicações literárias em Minas Gerais, permitindo que estas estivessem em constante diálogo com publicações oriundas dos países da América Latina. Este selo é responsável pela publicação de revistas literárias e livros. Entre 1999 e 2002, foi editor do Suplemento Literário Minas Gerais, dando continuidade a uma tradição de mais de trinta anos. O projeto de execução deste periódico foi imaginado por Murilo Rubião, poeta mineiro, que foi também seu primeiro editor. O Suplemento é editado pela Secretaria da Cultura do Estado e é sem dúvida uma das mais importantes publicações do país no que se refere à produção literária, assim como se concretiza como um espaço de surgimento de novos poetas.

Equipe: Soraya Fideles (produção), Olívia Resende (reportagem); Samuel do Vale e Ângelo Araújo (imagens); Otávio Zonatto (edição).