TV UFMG lança programa de divulgação científica

'-logia' abordará resultados de investigações de mestrado, doutorado e pós-doutorado

Na UFMG, de acordo com a assessoria acadêmica da Pró-reitoria de Pós-Graduação – PRPG, existem 87 programas de pós, sendo três em rede – parcerias com outras instituições de ensino superior. Somente em 2017, foram 2.346 defesas de pesquisas de doutorado e de mestrado na Universidade, também de acordo com a PRPG.

Diante do cenário de uma produção científica de números expressivos, a TV UFMG, núcleo de produção audiovisual do Centro de Comunicação da UFMG – Cedecom, encarou o desafio de transformar em reportagens e em entrevistas de estúdio algumas das teses, dissertações e artigos de pós-doutorado apresentados recentemente na Universidade.

Confira o teaser com alguns momentos do novo programa:

Nova atração
Os formatos audiovisuais poderão ser conferidos mensalmente no programa -logia da emissora. Para definir o nome da nova atração, a equipe da TV UFMG buscou por um título que sintetizasse algo comum a campos do conhecimento tão diversos existentes dentro da Universidade. A decisão final foi por - logia, advindo da expressão grega logos, referente à razão, e comumente utilizado como sufixo para demarcar o estudo de um assunto em particular, como nas palavras dermatologia e psicologia.

Na estreia, uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e uma tese do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem são abordadas. As próximas edições do -logia vão buscar contemplar áreas do conhecimento e programas de pós distintos, promovendo alternância entre campos do saber e programas de pesquisa da Universidade. O primeiro episódio estreia nesta segunda (20/08), no Canal Universitário de Belo Horizonte (12 da Net, 14 da OiTV).

Assista ao programa de estreia na íntegra:

- logia

Programa de estreia

20/08 – 2ª às 12h45

TV UFMG (12 da Net, 14 da OiTV) ou nas redes sociais do canal (www.fb.com/tvufmg) www.youtube.com/tvufmg

Reprises: terças e sextas às 8h30, quintas às 19h30.

Ficha técnica - logia 1

Edição de conteúdo: Ruleandson do Carmo

Produção: Tayrine Vaz

Imagens reportagem: Antônio Soares