UFMG abre chamada para apadrinhamento de intercambistas

Iniciativa contribui para integrar estudantes internacionais ao universo acadêmico

Semana de Orientação do Estudante Internacional, realizada em agosto
Grupo que participou da Semana de Orientação do Estudante Internacional, realizada em agosto Diretoria de Relações Internacionais/UFMG

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) lançou mais um edital do Programa de Apadrinhamento, aberto a discentes, docentes e servidores técnico-administrativos que têm interesse em oferecer apoio aos estudantes e pesquisadores internacionais recém-chegados à UFMG. As inscrições, on-line, terminam em 2 de dezembro.

O Programa de Apadrinhamento visa contribuir para a recepção e acolhimento da comunidade internacional, por meio da designação de padrinhos e madrinhas que se encarregarão de apresentar a UFMG e Belo Horizonte ao intercambista e auxiliá-lo na adaptação à cultura acadêmica.

Para participar, o interessado deve estar com seu registro ativo na UFMG e ter disponibilidade para se dedicar às atividades do programa em 2019, incluindo a participação na Semana de Orientação do Estudante Internacional que ocorrerá às vésperas do semestre letivo. Não é necessário ter fluência em língua estrangeira. As vagas são limitadas e proporcionais ao número de estudantes e pesquisadores internacionais que a Universidade receberá no próximo semestre.

De quatro continentes
No segundo semestre de 2018, mais de 100 estudantes de países da África, da América do Sul, da América do Norte, da América Central, da Ásia e da Europa foram recebidos pela UFMG por meio de acordos bilaterais e programas específicos, como Escala, Erasmus, Marca, Bracol, Brafitec e Paec. Cada estudante foi apadrinhado por até duas pessoas. A escolha feita pela DRI levou em consideração o curso, a unidade acadêmica e o campus frequentado tanto pelo intercambista quanto pelo interessado em apadrinhar.

As inscrições devem ser feitas com o preenchimento de formulário on-line. Mais informações estão disponíveis no edital do programa