UFMG abre inscrições para bolsas de mobilidade acadêmica

Programas possibilitam aos estudantes de graduação enriquecer sua formação em outras instituições e localidades

Estudantes na entrada do prédio da Face: programas de mobilidade enriquecem formação
Estudantes na entrada do prédio da Face: complementação de estudos em outras instituiçõesFoca Lisboa/UFMG

Estudantes de graduação que desejam participar dos programas de Mobilidade Acadêmica Nacional e Intercampi, no segundo semestre de 2018, já podem se inscrever para pleitear bolsas, com vigência de um semestre. O valor corresponde à soma dos auxílios manutenção e deslocamento. Nos dois programas de que trata o edital, o aluno contemplado não poderá acumular o benefício com outra bolsa acadêmica. Cada estudante poderá receber o subsídio por apenas por dois semestres, consecutivos ou intercalados.

Para concorrer, o estudante deve estar matriculado em curso de graduação da UFMG, ter sido aprovado em todas as disciplinas do primeiro e segundo períodos da matriz curricular do curso e acumular, no máximo, duas reprovações nos períodos letivos de 2017/1 e 2017/2, além de não ter feito trancamento total de matrícula no mesmo período. O plano de estudos também precisa estar aprovado pelo colegiado de curso.

Os interessados deverão preencher e assinar o requerimento do anexo I do edital, que, juntamente com o histórico escolar e o plano de estudos aprovado, precisa ser entregue no Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação, no prédio da Reitoria. Os documentos também podem  ser enviados pelos correios (Prograd/Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica - prédio da Reitoria, anexo 2° andar, sala 02, Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Universitário, Pampulha, CEP: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais) ou por e-mail (após assinatura e digitalização) para o endereço estagio@prograd.ufmg.br.

As inscrições podem ser efetuadas até às 15h da próxima segunda-feira, 2 de julho. Confira o edital. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 3409-4438 e 3409-4565.

Andifes e Intercampi
O programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Andifes possibilita que os estudantes das universidades públicas federais possam desenvolver seus estudos em regime de intercâmbio.

Os interessados devem escolher uma instituição entre as conveniadas do programa, providenciar a documentação necessária, observar o prazo de entrega e encaminhar os documentos para o colegiado do seu curso. O Setor de Estágios e Mobilidade da Prograd recebe a documentação, encaminha para instituição federal de ensino escolhida, e o candidato deverá esperar o aceite. Os estudantes que quiserem fazer o intercâmbio na UFMG devem observar as orientações e os prazos que constam no site da Prograd.

A outra possibilidade oferecida, o Intercampi, permite que os estudantes da UFMG transitem de Montes Claros para os campi de Belo Horizonte ou vice-versa.

"Os programas de mobilidade proporcionam, aos estudantes da UFMG e das outras Ifes participantes, a oportunidade de complementar seus estudos por meio das disciplinas cursadas em universidades de referência na sua área de atuação, além de contribuir para o enriquecimento pessoal com a vivência em outras cidades e regiões do país", explica a pró-reitora de Graduação, Benigna Maria de Oliveira.

Fluxo de mão dupla
Segundo levantamento do Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica da Prograd, de 2010 a 2018, a UFMG recebeu 714 alunos de outras instituições e enviou 595 estudantes para outras universidades conveniadas. A Universidade mais procurada pelos estudantes da UFMG é a Federal de Santa Catarina (UFSC). Estudantes de cursos como Ciências Biológicas e Aquacultura recorrem às universidades litorâneas devido à oferta de disciplinas sobre o mar, como biologia marinha. Os alunos de Teatro procuram mais as federais sediadas no Rio de Janeiro pela tradição na área, enquanto os de Ciências Socioambientais demonstram maior interesse pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Já os estudantes de Direito procuram a UnB, porque em Brasília concentram-se as instâncias superiores do poder judiciário. "Trata-se de uma grande vantagem do programa: atender às demandas individuais dos participantes", resume o professor João Henrique Lara Amaral, diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd.

A procura de estudantes de outras universidades pela UFMG deve-se, segundo à Prograd, ao fato de ser uma instituição muito bem conceituada em sistemas de avaliação. A Universidade recebe grande contingente de alunos de engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Ana Carolina Carvalho