Exibição de filmes marca Dia C da Ciência na UFMG

A partir deste ano, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá dia dedicado à defesa do investimento público em pesquisa

'How to find love online': amor e matemática
'Algoritmos do amor': sobre relacionamentos e variáveis matemáticasBBC / divulgação

Sites e aplicativos de relacionamentos movimentam 2 bilhões de dólares ao ano e proclamam ser responsáveis por 25% dos relacionamentos encadeados na última década. Apenas o Tinder, o mais famoso deles, tem 50 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Quais as chances de que entre um match, um superlike, um crush ou um charme se encontre a alma gêmea? A matemática pode explicar. Ou não.

O segredo está nas funções de múltiplas variáveis capazes de modelizar matematicamente as probabilidades das relações. Mas não é preciso ser PhD em Matemática para saber como tais variáveis operam. Os curiosos podem conferir suas probabilidades a partir das 13h desta quarta-feira (25), quando será exibido, na Biblioteca Central, campus Pampulha, o filme Algoritmos do amor (Howtofindlove online, 2016, 60 minutos), produção da BBC (em inglês, com legendas).

A iniciativa é parte da MostraVerCiência, uma das ações do Dia C da Ciência, comemorado nesta quarta por instituições de pesquisa de todo o país, na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema, neste ano, A matemática está em tudo.

O filme conta a saga de Xand van Tulleken, pesquisador norte-americano de 37 anos, solteiro, que vive em Londres. Sua vida amorosa online se transforma em experimento para a doutora em Matemática Hannah Fry, que se propõe a testar se os algoritmos de sites de namoro realmente funcionam. Assista ao trailer.

A produção britânica é um exemplo de como as pesquisas influenciam no cotidiano de todos os cidadãos e por isso foi escolhida como atividade do Dia C da Ciência na UFMG.

Dia C

Promovido pelo Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior e pelo Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop), o Dia C da Ciência é uma mobilização nacional que envolve as universidades e os institutos tecnológicos, responsáveis por 90% da pesquisa produzida no Brasil. O objetivo é realizar atividades em escolas, museus, espaços públicos e espaços institucionais para “conscientização e o apoio da sociedade”, que “são decisivos para a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade, bem como a manutenção do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”. A partir deste ano, a ideia é que as quartas-feiras das semanas nacionais de C&T, que geralmente ocorrem em outubro, concentrem as ações do Dia C da Ciência.

Além da exibição do filme Algoritmos do amor, o Dia C da Ciência na UFMG será comemorado ainda com exibição na fachada digital do Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade, de desenhos animados que explicam ciência para meninos e meninas, produções do projeto Universidade das Crianças. As exibições serão entre 19h e 22h30, quando também vai ser projetado o banner do Dia C da Ciência, como manifestação de apoio da UFMG ao movimento.

Saiba mais sobre a mobilização do Dia C da Ciência.

(Blog UFMG 90 anos, no Portal Uai, com Dia C da Ciência)