Institucional

UFMG apresenta a novos docentes ações de formação continuada e edital de apoio

Em encontro nesta quarta-feira, 6, promovido pela Prograd, foi lançada chamada para projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão

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Professores recém-chegados no saguão da Reitoria: recepção com boas notíciasFoca Lisboa | UFMG

Os docentes que ingressaram na UFMG a partir de 2020 foram recepcionados em evento na tarde desta quarta-feira, 6, no auditório da Reitoria. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) apresentou sua estrutura e as ações da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), destinadas ao aperfeiçoamento constante do trabalho dos professores. Também durante o encontro foi lançado edital que vai aportar recursos para projetos dos docentes recém-chegados que articulem ensino, pesquisa e extensão.

Sandra Goulart:
Sandra Goulart: apoio no início da carreiraFoca Lisboa | UFMG

A chamada é viabilizada pelo Fundo Fundep, criado em 1986, a princípio para apoiar a pesquisa. Em 1997, passou a ser destinado a suporte a todas as áreas acadêmicas. Após alguns anos suspenso, o fundo aporta R$ 984.858,43 em 2022. A reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, lembrou que os recursos do Fundo Fundep foram muito valiosos para a carreira de muitos professores da Universidade. “Neste ano, a verba será destinada aos docentes recém-contratados porque entendemos a necessidade de apoio no início da carreira de profissionais que são o futuro da UFMG”, ela disse.

“O Fundo Fundep cumpre o papel de uma aposta para o futuro, não são todas as universidades que conseguem dar esse apoio aos docentes”, reforçou Jaime Arturo Ramírez, presidente da Fundep. A verba aportada corresponde a 30% do superávit contábil da Fundação. É definido por estatuto que esse valor seja entregue à UFMG para que a instituição defina como deve ser utilizado.

Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação, disse que era um “privilégio poder abrir o evento com a notícia do apoio aos docentes, um ano após a aprovação pela Prograd das diretrizes dos projetos de ensino-aprendizagem”.

Bruno Teixeira:
Bruno Teixeira: estrutura e números da graduaçãoFoca Lisboa | UFMG

Normas e estatísticas
Bruno Teixeira apresentou a estrutura da Prograd e números da graduação: a UFMG tem hoje 91 cursos e cerca de 34 mil estudantes. O pró-reitor destacou que o crescimento do número de vagas e mudanças promovidas em seus processos seletivos ao longo dos últimos anos – adesão ao Enem, ao Sisu e adoção de políticas de ação afirmativa – transformaram o perfil do corpo discente. O pró-reitor recomendou que os professores acessem as páginas de Normas Gerais da Graduação e os relatórios produzidos pelo Setor de Estatística da Prograd.

Bréscia Nonato, diretora do Giz, fez um histórico desde o início das atividades, em 2008, e mostrou ações da Diretoria, destinadas tanto a estudantes como a professores. “Hoje, nosso desafio é promover processos com foco na formação continuada que assessorem, subsidiem e orientem a prática pedagógica de profissionais de diferentes campos do saber que escolheram a docência da educação superior como profissão”, afirmou. “Para isso, contamos com corpo técnico qualificado e atualizado no que se refere a inovações e possibilidades pedagógicas. São necessários, mais que o conhecimento do campo disciplinar, compreensão da pedagogia universitária e conhecimentos didáticos profundos.”

Bréscia Nonato:
Bréscia Nonato: inovações e possibilidades pedagógicasFoca Lisboa | UFMG

Professora da Faculdade de Educação, Bréscia mencionou recursos produzidos pelo GIZ, como o repositório de recursos educacionais da UFMG, espaço que reúne diferentes materiais de ensino, aprendizagem e investigação, em qualquer suporte digital, elaborados para uso e apropriação nos cursos de graduação ou pós-graduação.

Rafaela Esteves, integrante do quadro técnico do Giz, abordou as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (LabDocências), com ênfase em duas que serão ofertadas em breve: os grupos de colaboração, que ocorrerão em agosto e setembro, com o tema Avaliação e formação acadêmica, e a Formação em planejamento de projetos de ensino-aprendizagem, que será realizada de 5 a 9 de novembro (as inscrições serão abertas em 22 de agosto). As informações podem ser encontradas na página do Giz.

Dois professores da UFMG ofereceram relatos sobre a influência do Giz em suas trajetórias. Lorena Tavares, da Escola de Ciência da Informação, disse que a atuação da diretoria foi fundamental para sua decisão de se tornar professora e que as formações a ajudaram em etapas como a elaboração do projeto docente. Marcelo Pascoal, da Faculdade de Medicina, contou que recorreu ao Giz em muitos momentos de dificuldade e lembrou uma ação que disse ser um “marco”: a oficina de capacitação docente, promovida na Unidade, onde foram trabalhadas metodologias, avaliação e construção de conteúdo.

Acolhimento, melhorias e inovação
Os gestores das pró-reitorias acadêmicas reforçaram a ideia da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e convidaram novos docentes a conhecer as iniciativas das pró-reitorias de pós-graduação, pesquisa e extensão. Isabela Almeida, pró-reitora de pós-graduação, afirmou que “o edital [de apoio aos novos docentes] propicia que os recém-chegados tomem contato com a Universidade nas três dimensões, que já comecem a pensar em ações inovadoras e na perspectiva de se tornarem pesquisadores”.

A pró-reitora adjunta de Pesquisa, Jacqueline Takahashi, ressaltou que “o sentimento de pertencimento, de unidade, é importante para que a gente possa caminhar”, que os docentes terão muitas oportunidades e desafios e que “a PrPq estará lá para ajudá-los a abraçar as oportunidades e vencer os desafios”. Janice Henriques, pró-reitora adjunta de Extensão, reforçou que a nova chamada de projetos é um convite a toda a comunidade “para pôr em prática a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

Jaime Ramírez:
Jaime Ramírez: apoio raro entre as universidadesFoca Lisboa | UFMG

O edital lançado ontem visa também contribuir para o acolhimento dos novos professores, promover melhorias no ensino (de graduação e pós-graduação), na pesquisa e na extensão e contribuir com a política de inovação da UFMG, marcada por abordagem transversal e pela união das vertentes tecnológica e pedagógica.

Os projetos selecionados serão contemplados com até R$ 20 mil, que poderão cobrir despesas como pagamento de bolsas, material permanente e de consumo. As atividades terão prazo máximo de 24 meses para execução. Os candidatos serão avaliados por comissão com representantes das quatro câmaras acadêmicas – graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação. No anexo 2 da chamada, os docentes encontram informações e referências que podem auxiliar na elaboração de projetos de ensino-aprendizagem e de extensão.

As propostas poderão ser inscritas de 25 de julho a 16 de setembro (às 16h). O resultado preliminar será divulgado a partir de 7 de novembro, e o resultado final, após prazos relacionados à interposição de recursos.

Carol Carvalho e Itamar Rigueira Jr.